quarta-feira, 4 de março de 2009

Novas Respostas do Turismo



Secretário de Estado do Turismo Dr. Bernardo Trindade em conferência



O Secretário de Estado do Turismo, Dr. Bernardo Trindade, profere na próxima sexta feira dia 6 de Março, às 21H30, no Centro de Férias da INATEL, em Albufeira (Av. Infante D. Henrique), uma conferência intitulada “Novas Respostas do Turismo”.
Após a intervenção do Dr. Bernardo Trindade seguir-se-á um debate. O Algarve, Região Turística por excelência, foi o local escolhido para debater a estratégia e as perspectivas futuras do sector do Turismo, um sector vital para a economia portuguesa.
Esta conferência está integrada num ciclo promovido, em parceria, pela Fundação INATEL e Fundação Mário Soares, e que se propõe abordar os mais relevantes temas da actualidade (social, política, económica, cultural, entre outros), que se colocam à sociedade portuguesa no início do terceiro Milénio, sob o tema genérico “Novas Respostas a Novos Desafios” e que percorrerá todos os distritos e as duas Regiões Autónomas.
Desde as Conferências do Casino, onde falaram Antero de Quental, Eça de Queiroz e outros, depois proibidas pelo Duque D´Ávila, que para promover debates e a reflexão sobre os grandes problemas que se nos põem, as conferências são um excelente meio.
Que " Novas Respostas Internacionais"? Que "Novas Respostas do Estado", "Novas Politicas" e "Novas Estratégias de Segurança"? Que "Novas Politicas Económicas" e que "Nova Ordem Financeira"? Estarão as estruturas políticas preparadas para este novo momento histórico? E que "Novas Respostas da Sociedade Civil"? Que "Novas Respostas de Trabalho"? Que "Novas Respostas do Sindicalismo"? Que "Novas Respostas para os Tempos Livres"? O progresso tecnológico cresceu vertiginosamente, mas contribuiu para crescentes perigos de destruição da vida humana e do planeta.
Quais as "Novas Respostas da Energia", as "Novas Respostas do Ambiente" e as "Novas Politicas para os Oceanos"?A ciência rompeu barreiras, quebrou tabus, (re)produziu a vida humana, mas quais as "Novas Respostas da Ciência" e que "Novas Éticas"? Apesar do progresso, persistem profundas desigualdades sociais. Que "Novas Respostas à Exclusão"? Quais as "Novas Respostas da Igreja Católica" e que " Novas Respostas de Solidariedade"?
As sociedades tornaram-se interculturais, com distintos estilos de vida e novas concepções. Quais as "Novas Respostas da Cultura"? As "Novas Respostas da Educação"? e as "Novas Respostas do Ensino Superior"? Que "Novas Respostas às Problemáticas do Género"? Que "Novas Respostas às Questões das Famílias"? Que "Novas Respostas da Comunicação"? Que "Novas Respostas da Fala em Português" e que "Novas Respostas do Turismo” ?.
As Conferências são de entrada livre e decorrerão durante um ano, até Março de 2010, em todo os distritos do país e nas Regiões Autónomas.


Sem comentários: