segunda-feira, 9 de março de 2009

Madrid, 10 e 11 de Março de 2009




APAV participa
no V Dia Europeu
em Memória
das Vítimas de Terrorismo



A Rede Europeia das Vítimas de Terrorismo convidou a APAV a integrar a delegação portuguesa às celebrações do V Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo, em Madrid, a 10 e 11 de Março. A delegação será formada por profissionais da APAV, uma deputada da Assembleia da República, um formador, uma jornalista.

Para além de um pequeno-almoço com jornalistas de vários Estados-Membros da União Europeia e vítimas e familiares/amigos de vítimas de Terrorismo; cerca de quinhentos jovens voluntários distribuirão materiais de sensibilização aos transeuntes de Madrid; e uma oferta de flores em memória das vítimas. Uma homenagem virtual pode ser feita em www.diadamemoria.net, à semelhança de anos anteriores.

A APAV encontra-se a desenvolver o Projecto PAX, em parceria com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, com a Guarda Nacional Republicana, com a Polícia de Segurança Pública, com a Rede Europeia das Vítimas de Terrorismo, com o Victim Support Scotland e com o Victim Support Malta. Este Projecto é apoiado pela Comissão Europeia, através do Programa Prevenir e Combater a Criminalidade, integrado no Programa Geral Segurança e Protecção das Liberdades. Terá a duração de dois anos e a sua finalidade última apoiar as vítimas de terrorismo na União Europeia. Os seus objectivos são: promover a partilha de saberes; promover o desenvolvimento de competências psicossociais e jurídicas; promover a cooperação entre os profissionais e as organizações de apoio à vítima na União Europeia, bem como com as forças policiais; contribuir para reforçar a cooperação e promover o desenvolvimento de redes ou de organizações que apoiam e representam as vítimas na Europa.




Sem comentários: