sexta-feira, 20 de março de 2009

Viseu recebe viaturas ‘Pandur’ em Abril

O Regimento de Infantaria de Viseu (RI14) recebe em Abril as primeiras viaturas blindadas PANDUR, devendo ter 70 até ao final do ano de 2010, disse ontem o seu comandante.

O coronel Rui_Moura falava nas celebrações do Dia da Unidade, que serviram para o quartel inaugurar o novo centro de comando do batalhão operacional do RI14. O oficial apontou para Abril “a chegada das 13 primeiras PANDUR, a que se juntarão outras 56 a receber até 2010”. Rui Moura realçou ainda que o novo equipamento “mudará a doutrina” do batalhão, “que passará a ser mecanizado”.

O comandante operacional do_Exército, tenente-general Pina Monteiro, adiantou que a chegada das PANDUR “vai exigir a criação de um campo de tiro, que servirá todo” o ramo. A sua localização “está a ser ponderada”, podendo ficar em Viseu, acrescentou o general, uma vez que estão em curso “contactos com a autarquia” com esse objectivo.

As PANDUR de oito rodas foram adquiridas para substituir as velhas Chaimite, usadas pelas Forças Armadas ao longo dos últimos 40 anos. Este tipo de viaturas, destinadas ao transporte de pessoal e ataques terrestres, habilita Portugal a participar com os seus aliados em operações conjuntas e combinadas.
Por: Amadeu Araújo in "DN"

Sem comentários: