quarta-feira, 4 de março de 2009

FUNDAÇÃO INATEL


INVESTE MEIO MILHÃO DE EUROS EM APOIOS A COLECTIVIDADES PLANOS NACIONAIS DE APOIO


O apoio às actividades culturais de carácter amador, levadas a cabo por centenas de associações por todo o país, constitui uma das vertentes essenciais da acção cultural da Fundação INATEL. Ciente de que a prática cultural amadora constitui uma das mais importantes manifestações da identidade cultural dos povos sendo, também, um dos factores mais importantes do seu desenvolvimento social e económico, a Fundação INATEL leva a cabo um conjunto de iniciativas de apoio a estas instituições, entre as quais, os Planos Nacionais de Apoio à música, ao teatro amador e à etnografia e folclore. Os Planos Nacionais de Apoio têm em vista fomentar as actividades das instituições associadas da Fundação INATEL, os Centros de Cultura e Desporto (CCD’s), numa estratégia de parceria permanente pautada por critérios de qualidade e de estímulo à criatividade e ao desenvolvimento das práticas artísticas amadoras. Esta é, também, uma forma da Fundação Inatel reconhecer a importância do movimento associativo, essencial na vida e na formação de muitos milhares de portugueses, sobretudo jovens entre os 15 e os 35 anos de idade. Os Planos Nacionais de Apoio da Fundação INATEL permitem que os CCD’s usufruam de apoios, como sejam instrumentos musicais (incluindo instrumentos tradicionais portugueses), equipamento cénico para teatro e de trajes e calçado tradicionais, num investimento anual que ronda os quinhentos mil euros, do qual beneficiam mais de 500 associações de todo o país. Com esta cerimónia de entrega, pretende-se, também, dar testemunho do trabalho que estes CCD’s têm vindo a realizar de forma constante ao longo de vários anos, sobretudo no âmbito da cultura tradicional, na etnografia, música e teatro.


Às bandas, coros, escolas de música, grupos etnográficos, grupos amadores de teatro e a todos os que fazem com que a prática cultural amadora seja uma realidade viva e pujante em Portugal, todos temos a agradecer a perseverança e o trabalho que desenvolvem em prol da preservação da cultura tradicional e da formação cultural dos nossos concidadãos.


EM VISEU APOIOS A:


Bandas, Coros e Escolas de Música

Filarmónica da Boa Educação Vila Cova de Tavares; Sociedade Artística e Musical de Cinfães; Banda Musical Progressiva de Vila Cova à Coelheira; Centro Social e Cultural Def. Amb. Patrim. Orgens; Orfeão de Viseu; Grupo Cultural Recreativo Sto. Amaro de Azurara; Canto e Encanto, Associação Cultural; Banda Aliança Pinho; Sociedade Musical 2 de Fevereiro; Banda de Música de Oliveira de Frades; Banda de Música de S. Cipriano A Velha; Filarmónica Harmonia de São Pedro do Sul; Banda Musical Ferreirim; Sociedade Filarmónica Fraternidade; Sociedade Musical Vouzelense; Associação da Banda Musical de Gouviães; Sociedade Filarmónica de Mões; Associação Recreativa da Banda Musical Ribeiradiense; Banda Juvenil da Câmara Municipal de Nelas; Banda Marcial de Cambres; Sociedade Musical Cultura Recreio Paços Vilharigues; Associação Humanitária e Cultural Abrunhosa-a-Velha; Filarmónica de Salzedas; Filarmónica Tondelense; Filarmónica Verdi Cambrense; Filarmónica de Ribafeita.


Grupos Etnográficos

Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros; Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara; Associação Cultural de Cinfães; Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere; Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior; Associação Etnográfica e Recreativa de Penajoia; Grupo Coral e Instrumental da CP de Caparrosa; Associação Mangualde Azurara; Rancho Folclórico de Mundão; Rancho Folclórico de Rio de Moinhos; Rancho Folclórico de São Pedro de France; Rancho Folclórico Os Rouxinois do Dão de Fagilde; Grupo de Cantares de Lafões; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Cepões; Associação Recreativa e Cultural de Pindo; Associação Desportiva Cultural e Recreativa Relvense; Associação Cultural de Santiago; Associação Cultural e Recreativa de Solidariedade Social São Pedro de France; Grupo de Cantares da Associação Recreativa e Cultural de Vila Chã de Sá; Teletuna - Clube Portugal Telecom; Grupo de Cantares O Sincelo; Centro Cultural e Recreativo Ferreirim; Associação Cultural e Recreativa O Rancho Infantil de Tendais.


Grupos de Teatro

Casa do Povo de Abraveses; Morenitas de Alva; Associação Cultural e Recreativa de Lordosa; Teatro Experimental de Intervenção Alvarim; Trajes e Cantares de Loumão; Seatriz - ADCRS S. João do Monte; Associação Etnográfica e Recreativa da Penajóia.

Sem comentários: