quinta-feira, 19 de março de 2009

João Inês Vaz lança obra


LUSITANOS
No Tempo de Viriato
de João Inês Vaz

Prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins



O CENTRO NACIONAL DE CULTURA e a ÉSQUILO edições e multimédia vão fazer o lançamento da obra «LUSITANOS NO TEMPO DE VIRIATO» da autoria de João Inês Vaz, que terá lugar na Galeria Fernando Pessoa do CNC, sito no Largo do Picadeiro nº 10 1º (ao lado do restaurante Café No Chiado) quinta-feira, dia 26/03, ás 18h30.


A apresentação estará a cargo do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, autor do prefácio do livro, actual presidente do Tribunal de Contas e presidente do Centro Nacional de Cultura.


Este livro transmite a informação mais actualizada no estudo do mundo fascinante dos Lusitanos sintetizada e interpretada por um dos mais reputados investigadores na área, o Prof. Doutor João Inês Vaz.


O livro LUSITANOS no Tempo de Viriato editado agora pela Ésquilo é, nas palavras prefaciais de Guilherme d’Oliveira Martins, «uma obra extremamente útil e interessante…que propõe uma peregrinação no tempo, que nos leva às nossas raízes como povo anteriores ao Império Romano... uma análise informada, competente e acessível, sem tentação simplificadora, que responde a muitos dos enigmas que se nos põem quando falamos dos “nossos antepassados” lusitanos».

O Livro
A obra assenta num dos temas mais falados da nossa história, mas normalmente apoiado por referências vagas e pouco rigorosas, recheadas de mitos e de preconceitos. Os portugueses, tendem a identificar-se com os antepassados lusitanos, a verdade é que essa memória é feita, mais de simbolismo e de uma aura mitológica e menos de sólidas referências históricas. Esse imaginário, invocado miticamente pelo épico, deve ser repensado e reflectido, com rigor histórico, nos dias de hoje, percebendo-se simultaneamente que também é a projecção e a vivência dos mitos e das lendas que caracteriza, em concreto, a existência das comunidades. Neste livro o autor trata do fascinante mundo da Lusitânia pré-romana, utilizando como fontes os resultados da mais moderna investigação histórica e arqueológica, «O tempo da criação e manutenção dos mitos passou», sublinha. É a visão da Arqueologia como uma verdadeira ciência que conforme cria e ajuda a aparecer novas ideias, também desmaterializa as ideias feitas sem base científica. Assim, a vida económica, a religião, as etnias e a língua, a componente bélica e o papel de Viriato na Resistência contra Roma são analisados com solidez científica mas transmitidos numa linguagem acessível ao público não especializado.
Autor
João Luís da Inês Vaz nasceu em 1951, no Soito, Sabugal. Doutorado em Pré-História e Arqueologia pela Universidade de Coimbra. Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa, Pólo de Viseu. Lecciona actualmente "História da Arquitectura I e II", no Mestrado Integrado de Arquitectura. Coordenador do Mestrado em “Turismo e Património”, onde orientou os seminários de "Património Cultural Português", "Gestão do Património" e "Turismo, Cultura e Desenvolvimento". Investigador do CEAUCP – Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. Foi professor do ensino secundário onde exerceu vários cargos e na Universidade foi director dos estágios pedagógicos, Presidente da Comissão de Avaliação interna e Director dos programas FOCO e PRODEP.Desempenhou vários lugares públicos Delegado Distrital da Direcção Geral da Educação de Adultos, Adjunto da Delegação da Direcção Geral do Pessoal do Ministério da Educação, Vereador da Câmara Municipal de Viseu, Vogal da Região de Turismo Dão-Lafões, Governador Civil do Distrito de Viseu.Responsável pela realização de mais de uma dezena de congressos nacionais e internacionais, no âmbito da Arqueologia e História e pronunciou dezenas de conferências em vários pontos do país e estrangeiro.Como arqueólogo, foi responsável por mais de vinte campanhas de escavação em castros e estações arqueológicas romanas na região de Viseu e Aveiro.

Sem comentários: