segunda-feira, 30 de março de 2009

123º Aniversários dos BVV

Bombeiros em festa sem o comandante

Por: TERESA CARDOSO in "JN"
Horácio Alves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu, não suspendeu as férias para partipar, este domingo, nas comemorações do 123º aniversário da corporação. Presidente da direcção desvalorizou a ausência.
"O mais importante neste dia é sublinhar o profissionalismo do adjunto Luís Duarte e tudo o que ele tem feito. Vê-se que está à altura de novos voos", reagiu Paulo Correia, presidente da direcção, sem esconder que o relacionamento com o comandante Horário Alves, ausente em gozo de férias, "não tem sido o melhor na funcionalidade interna".
"Fiquei triste por não poder estar presente. Um bocado chocado. Mas isso é um problema meu", justificou Horário Alves ao Jornal de Notícias.
Após a cerimónia festiva, ainda nas actuais instalações, marcada pela imposição de placas de 50 anos a associados, e de medalhas da Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) a premiar a assiduidade dos bombeiros, Paulo Correia fez o ponto da situação sobre o processo de construção do novo quartel.
"O projecto já tem o parecer favorável da Associação Nacional de Protecção Civil. Se neste momento pudéssemos contar com o financiamento comunitário do QREN, podíamos lançar o concurso e arrancar com a obra", precisou Paulo Correia.
O novo quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Viseu, a construir num terreno junto ao nó do IP5, em Travassós de Baixo, cedido pela Junta de Freguesia de Rio de Loba e pela Câmara Municipal de Viseu, vai custar cerca de 1,5 milhões de euros.
"O financiamento do QREN, a ser aprovado, corresponderá a 70 por cento do valor do edifício, calculado em 995 mil euros. A diferença tem a ver com infra-estruturas como a iluminação e arranjo das zonas envolventes", especificou o presidente da direcção.
A autarquia viseense presenteou a centenária corporação, no dia do seu aniversário, com uma quantia não especificada destinada à compra de uma ambulância.
O presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, Rebelo Marinho, defendeu uma maior organização interna, acções de formação, disciplina e sentido de missão para que os bombeiros, agora multi-agentes, sejam bem sucedidos.
João Soares, da LBP, afirmou que os "novos horizontes dos bombeiros devem assentar em mais e melhor formação".

Sem comentários: