terça-feira, 22 de setembro de 2009

Autarca exorta viseenses a terem mais "auto-estima"

O presidente da Câmara de Viseu pediu ontem aos viseenses que tenham "auto-estima" porque se trata de uma comunidade que "tem todas as condições para a ter". Fernando Ruas falava durante o discurso oficial das comemorações do Dia do Município, no qual lembrou que há 20 anos, quando chegou à Câmara, Viseu ocupava o 80.º lugar no ranking das autarquias e "hoje está na 23.ª posição".

O autarca realçou que são "as pessoas e as instituições" como as que ontem foram homenageadas que ajudam a fazer "uma comunidade orgulhosa" e que "todos" o deveriam sentir.

Recorrendo a citações do padre António Vieira, Fernando Ruas aproveitou para "calar" a oposição, frisando que "para falar ao vento são preciso apenas palavras, mas para falar ao coração são precisas obras".

"Temos muito orgulho no nosso concelho, assim outros tivessem feito o seu trabalho", sustentou o presidente social democrata, indo de encontro às palavras que foram proferidas pelo presidente da Assembleia Municipal, nas quais Almeida Henriques criticou a "falta de investimento" a que o Poder Central votou o município de Viseu.

"Cada um de nós responsáveis pelo desenvolvimento devemos exigir à Administração Central, qualquer que seja o partido que esteja no poder, que cumpra com o seu papel", apelou o presidente da Assembleia Municipal, frisando que em Viseu "há aqui um elemento que sistematicamente tem falhado". Dando como exemplo uma orquestra, Almeida Henriques frisou que "o planeamento e o desenvolvimento é o resultado de muitos actores, mas têm que funcionar como uma orquestra", frisando que no concelho "há muitas obras necessárias que ainda não foram feitas" que são da responsabilidade do Governo. Como a auto-estrada Viseu/Coimbra e a ferrovia."

Quem estiver no poder tem de assinar um contrato de desenvolvimento com Viseu", desafiou Almeida Henriques perante uma plateia onde estavam deputados, candidatos a deputados, entre eles José Luís Arnaut (PSD), candidatos autárquicos e até o eurodeputado Correia de Campos, também cabeça-de-lista do PS à Assembleia Municipal de Viseu.

in "Diário de Viseu"

Sem comentários: