domingo, 20 de setembro de 2009

Prémio Eduardo Lourenço para Figueiredo Dias

Um Viseense premiado


O professor catedrático de Direito Penal da Universidade de Coimbra, Jorge de Figueiredo Dias, já jubilado, venceu a 5.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 10 mil euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
O prémio, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e presidente honorário do CEI, pretende galardoar personalidades ou instituições, de língua portuguesa ou espanhola, "que tenham demonstrado intervenção relevante e inovadora na cooperação transfronteiriça e na promoção da identidade e da cultura das comunidades ibéricas".
Fernando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra, que presidiu ao júri, disse que Figueiredo Dias é "uma figura muito importante da ciência jurídica portuguesa e espanhola, neto de espanhóis, e uma personalidade importantíssima da ciência jurídica e, em particular, do Direito Penal". Referiu que o galardão "está bem entregue" ao catedrático que nasceu a 30 de Setembro de 1937, em Viseu, frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra entre 1954 1959, e foi professor catedrático de Direito Penal até à jubilação em finais de 2007.
"É uma personalidade importantíssima da ciência jurídica portuguesa, tem trabalhado muitíssimo com colegas espanhóis, tem colaborado e contribuído para o estreitamento de relações universitárias, académicas e científicas, na área do Direito Penal, entre Portugal e Espanha", destacou o presidente do júri. A sessão solene de entrega do prémio terá lugar a 27 de Novembro, na Guarda.
As quatro anteriores edições deste prémio contemplaram Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática jubilada de Cultura Greco-Latina, o jornalista espanhol Agustín Remesal, antigo correspondente da TVE em Lisboa, a pianista Maria João Pires e o poeta espanhol Ángel Campos Pámpano.
in "DN"

QUEM

É

QUEM

Nome: Jorge de Figueiredo Dias

Naturalidade: Viseu

Data de nascimento: 30 de Setembro de 1937

Currícula: foi professor catedrático de Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e considerado por muitos o pai do código penal português.

Jorge de Figueiredo Dias ocupa também o cargo de Presidente do Instituto de Direito Penal Económico e Europeu. É também professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Macau.

Sem comentários: