quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Vouzela - Equipamento financiado em 502.390 euros

Apresentação do projecto de construção do Centro Escolar de Queirã

A Câmara Municipal de Vouzela e a Junta de Freguesia de Queirã apresentaram publicamente, no dia 13 de Setembro, pelas 18h, o projecto de construção do Centro Escolar de Queirã.

Este equipamento vai ser construído junto ao actual jardim-de-infância e é composto por 4 salas de aula, uma sala polivalente, um centro de recursos de biblioteca e informática, um ginásio e um polidesportivo, sendo que este estará disponível para uso da comunidade durante os períodos não lectivos.

O investimento total da obra é de 717.700 euros, acrescido de Iva, sendo que 620.000 é o custo com a empreitada, 30.000 euros para aquisição de terrenos, 8.000 para mobiliário, 4.400 para material didáctico e 6.000 para material informático.

O projecto é financiado em 502.390 euros pelo Programa Operacional Regional do Centro, Eixo 3 – “Consolidação dos Espaços Sub-Regionais” através do Regulamento Específico de Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar.

Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela, considera que o projecto “tem uma abordagem moderna e muito funcional, sendo que Queirã fica com um centro cívico completamente diferente do que era há pouco tempo atrás, nomeadamente na zona da Junta de Freguesia, Extensão de Saúde, Farmácia, Igreja Paroquial e Monumento ao Mineiro”, referiu.

O autarca salientou ainda que esta será uma das melhores escolas do concelho, quer em termos de equipamentos, de infra-estruturas e de localização.

Paulo César Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Queirã, mostrou-se satisfeito com o projecto e com os benefícios que vai trazer à população “pais, professores e alunos já por várias vezes nos tinham dito que as escolas que existiam na freguesia, apesar de terem capacidade, eram escolas antigas e não tinham as comodidades que hoje em dia se exigem para uma boa aprendizagem dos alunos, pelo que insistimos junto da Câmara Municipal para a realização da obra e junto da Paróquia de Queirã para a aquisição do terreno. Esta era, de facto, uma obra muito desejada e será uma mais valia para a nossa freguesia”, referiu.

Foi aberto o concurso para a execução da obra, prevendo-se que o Centro Escolar entre em funcionamento já no próximo ano lectivo.

Sem comentários: