sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PS confrontado com promessas não cumpridas

Comboio, auto-estrada para Coimbra e universidade pública marcam a contenda eleitoral do próximo domingo

Por AMADEU ARAÚJO in "DN"
.
O distrito de Viseu perdeu, em 2005, o título de Cavaquistão. Nas legislativas desse ano o PS venceu, pela primeira e única vez, as eleições no distrito e elegeu 4 dos 9 deputados. Mas não cumpriu com os principais anseios do distrito e foi sendo acusado de dizer uma coisa, em Viseu, e fazer outra, em Lisboa. Viseu apresenta velhos anseios que quer ver cumpridos na próxima legislatura.

Nas próximas eleições o PS apresenta José Junqueiro como cabeça de lista, nome que muitos criticam e que tem sido sucessivamente candidato a deputado. As listas socialistas sofreram um duro revés quando Sócrates impediu as duplas candidaturas. Miguel Ginestal, número dois anunciado e candidato à câmara de Viseu, teve que desistir e Junqueiro saiu em sua defesa para criticar o não conhecimento, prévio, dessa regra. Como número dois entrou Acácio Pinto, que deixou o cargo de governador civil. Uma lista repetida e sem novidades.

A falha na construção da auto-estrada para Coimbra, o atraso na ligação ferroviária e o esquecimento da Universidade têm marcado as críticas aos socialistas.

Já o PSD retoma um cabeça de lista que nada tem a ver com o distrito, José Luís Arnault. Na apresentação, em Sernancelhe - onde Cavaco lançou a sua campanha presidencial, o candidato recusou o rótulo de pára-quedista e desafiou um rol de iniciativas parlamentares em nome do distrito que o elegeu.

Também a lista do PSD apresenta velhos nomes que sustentam muitas das críticas internas, a começar pela JSD que não se sente representada na lista e tem, publicamente, criticado a mesma.

A surpresa pode vir de Hélder Amaral, o ainda deputado do CDS. Amaral substituiu Anacoreta Correia, outro não residente que encabeçou a lista pelo distrito, e esforçou-se em trabalho no Parlamento e no distrito.

Sem comentários: