terça-feira, 22 de setembro de 2009

GUARDA - MAIS DE CEM CAMINHEIROS PELO TEIXO

O Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, com o apoio do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, da Associação de Atletismo da Guarda e da Câmara Municipal da Guarda, através da Quinta Maúnça, realizaram neste Domingo, 20 de Setembro de 2009, a corrAC – Corrida pela mitigação das Alterações Climáticas e preservação da biodiversidade pelo teixo. A CorrAC 2009 surge com o objectivo de envolver a Sociedade na recuperação de determinados habitat florestais que são fundamentais para determinadas espécies protegidas, através da participação em corridas emblemáticas em diversas zonas do País.

Esta iniciativa aberta a população em geral, contemplou, para além da Caminhada Pedestre que serviu para inaugurar a nova rota natura “Entre linhas”, um Grande Prémio de Atletismo e uma Estafeta.

Face as expectativas criadas pela Organização, o número de participantes na caminhada superou o inicialmente previsto, já que foram mais de cem os caminheiros que estrearam este novo trilho. As restantes actividades não tiveram a adesão desejada, uma vez que esta iniciativa coincidiu com inúmeras provas na região.

Com partida e chegada no Parque Urbano do Rio Diz, os participantes na caminhada tiveram oportunidade, ao longo dos 8 km do trajecto, não só apreciar a beleza paisagística, como também ouvir algumas considerações técnicas sobre o próprio percurso.


Em termos competitivos, o Grande Prémio de Atletismo foi ganho por Luis Mendonça, do CDCSS Pinheiro e a Estafeta, pela equipa B (Raquel Augusto; Rita Cerejo; Samuel Guerra; Fábio Fonseca) da mesma colectividade.

Na entrega dos prémios, estiveram presentes o Dr. Virgílio Bento e Dr. Victor Santos, respectivamente Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal da Guarda, Senhor Gonçalo Amaral, Presidente da Associação de Atletismo da Guarda, instituição cujo apoio foi essencial para o sucesso desta corrida e o Engº. Hugo Joia, na qualidade de Vice-Presidente do Fórum Florestal e Director do NERGA.

Sem comentários: