domingo, 20 de setembro de 2009

Nuno Ribeiro - DOPING na Volta a Portugal

Acabou-se a grande equipa
JOÂO SANTOS/CARLOS FLÓRIDO

Uma manhã de chuva acompanhou o despertar do último dia da Liberty Seguros. A maior formação do ciclismo português, que previa na próxima época subir de escalão e entrar verdadeiramente no pelotão internacional, terminou 16 meses após o caso de dopagem que extinguira a LA-MSS. Mas se os poveiros foram alvo de uma busca da Polícia Judiciária que se poderá transformar em mais um "flop" da justiça portuguesa, aqui a acção foi rápida e certeira: Nuno Ribeiro, vencedor da Volta a Portugal, Hector Guerra e Isidro Nozal acusaram CERA, a EPO de última geração, num controlo surpresa da União Ciclista Internacional (UCI), que já traria debaixo de olho a formação da Charneca. As amostras foram recolhidas a 3 de Agosto, véspera da Volta a Portugal, num hotel do Bombarral, a cinco ciclistas e enviadas a Lausana e Paris.
Enquanto se aguardavam os resultados, a equipa festejou a vitória na Volta a Portugal, a primeira após cinco épocas no pelotão profissional. Os festejos começaram em Viseu no último dia da prova, prolongaram-se a Sobrado, terra natal de Nuno Ribeiro, e à Charneca do Milharado. No passado fim-de-semana, Nuno Ribeiro foi inclusive alvo de homenagem com inauguração de uma estátua ao ciclista.
Mas, na noite de quinta-feira, chegaram os resultados, comunicados por "email" aos corredores. Informados os oficiais da equipa e o patrocinador, este anunciou de imediato o abandono do ciclismo, fruto da claúsula que lhe permitia sair caso se verificasse um resultado "positivo". A equipa já nem alinhou na segunda etapa do GP Liberty Seguros, que liderava por intermédio de Filipe Cardoso.
Os ciclistas aguardam o resultado da contra-análise - prevê-se uma espera de 30 dias - mas o caso, além do final da equipa com o maior orçamento do pelotão português (um milhão de euros), pode ter outras consequências, devido às novas leis de luta antidoping. A justiça desportiva prevê penas "mínimas" de dois anos de suspensão, mas a figura de "associação criminosa", prevista no artigo 45º do Regime Jurídico de Luta Contra a Dopagem no Desporto, poderá representar sanções penais, caso se prove um sistema de dopagem organizada.
Perguntas & respostas
1 O que é a CERA?
Trata-se de uma evolução da eritropoietina, tendo os mesmos efeitos: aumenta a produção dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigénio aos músculos, retardando os efeitos da fadiga.
2 Porquê tomar antes da volta?
Tornou-se usual fazer este tipo de tratamentos antes das grandes competições, pois os efeitos são prolongados e, acreditam os que se dopam, a detecção mais difícil.
3 Porque só se soube agora o resultado?
As amostras foram recolhidas por médicos do CNAD e a UCI enviou-as para os laboratórios da AMA de Lausana e Paris. Sendo os testes delicados, mês e meio é... razoável.
4 Que pode acontecer a Nuno Ribeiro e colegas?
Caso a contra-análise confirme os positivos, os três implicados serão suspensos dois anos. Poderão ainda ser alvo da justiça civil.
5 Este é o maior escândalo do ciclismo português?
Se a busca da Polícia Judiciária à LA-MSS nada de relevante produzir, poderá sê-lo. Embora, em 1984, toda a equipa do Sporting tenha sido afastada da Volta por doping.

in "O Jogo"

Sem comentários: