terça-feira, 15 de setembro de 2009

29ª Meia Maratona Internacional "Cidade de Viseu"

Paulo Gomes com vitória fácil em Viseu

Mais de três centenas de atletas participaram na 29.ª Meia Maratona Internacional "Cidade de Viseu", uma das mais importantes do calendário nacional de provas e que integrou, mais uma vez, o programa desportivo da Feira de S. Mateus.Passavam dois ou três minutos depois das 10h00, quando o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, deu o tiro de partida, com os atletas a entrarem no túnel Viriato para saírem junto à Fonte Cibern´ética, passando então a correr os restantes 20,7 km a céu aberto, debaixo de uma temperatura um pouco elevada para quem tinha de percorrer um percurso de dificuldade média.

Quando os concorrentes passaram junto da Escola Primária Avenida, já os habituais candidatos à vitória se tinham adiantado.No entanto, o grupo da frente manteve-se 'unido' até perto da zona do Parque Industrial de Coimbrões, local onde começou a ficar um pouco mais alongado, tendo Paulo Gomes, um atleta de Celorico da Beira, distrito da Guarda, mas em representação da equipa da Conforlimpa, ficado sozinho.

Decidido a 1km da metaVasco Azevedo (Boavista) que se mantivera em acesa luta com o seu adversário, até perto do Largo de Santa Cristina, já dentro da cidade de Viseu e a cerca de 1 km da meta, acabou por não aguentar a 'sapatada' dada por Paulo Gomes. No entanto, o tempo do vencedor deixa antever que o calor que se fez sentir dificultou muito a tarefa dos atletas, até porque Paulo Gomes é um praticante para marcas bem melhores do que aquela que fez em Viseu. Vasco Azevedo, do Boavista, e que é um dos habituais 'clientes' da prova viseense, fez o melhor que pode, mas não evitou que o seu adversário vencesse com algum avanço.

Pagar a factura

Quanto ao viseense melhor classificado, Marco Marques, que representa a ADERCUS (Oliveira do Bairro), acabou por pagar a factura do esforço feito na Meia Maratona das Vindimas que se correu na manhã do domingo anterior e que venceu. Acabou num 7.º lugar, na geral, sendo 6.º na sua categoria (Seniores).Mesmo assim, o atleta viseense continua a demonstrar que é sempre candidato.Guardense Inês Monteiro imitou Paulo Gomes

Se no sector feminino foi um guardense a arrebatar o triunfo, já no sector feminino aconteceu o mesmo, pois a Inês Monteiro, que cortou a meta em 1.º lugar, também é natural do distrito da Guarda, embora represente o Maratona Clube de Portugal.

Inês Monteiro imitou assim o seu conterrâneo. Não deu hipótese à concorrência feminina já que a 2.ª classificada chegou à meta um minuto e meio depois.

Elogios à organização

A organização, que esteve a cargo do Grupo Desportivo "Os Ribeirinhos" e que contou com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Viseu e da Expovis e de outras entidades, voltou a ser elogiada por atletas e comitivas, o que diz bem do empenho que os responsáveis do GDR, liderados por Olímpio Coelho, tem demonstrado.

Não se pode esquecer que para além da Meia Maratona também foi organizada uma Mini-Caminhada e que teve a participação de mais de três centenas de participantes, desde os mais jovens aos mais velhos.

Enfim, foi necessário uma grande mobilização para que tudo tivesse corrido da melhor forma o que, diga-se, foi conseguido, como o provam os elogios feitos à organização.

Por: Silvino Cardoso in "Diário de Viseu"

1 comentário:

Lopes-Fafe disse...

Todos sabemos, isto é, quem anda no atletismo já há uns tempos que hoje em dia é muito dificil organizar um corrida numa cidade, e que é exigido aos organizadores muito trabalho e dedicação, e estes merecem uma palavra de reconhecimento por parte dos atletas por mais uma meia maratona. Da minha parte o meu obrigado.