quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Downhill Urbano de Viseu


Liberty Seguros
- equipa de vencedores


A cidade de Viseu parece constituir um talismã para os homens da Liberty Seguros: depois do sucesso de Nuno Ribeiro há 15 dias, na Volta a Portugal em Bicicleta, agora foi Emanuel Pombo a repetir o sucesso no Downhill Urbano de Viseu, penúltima prova da Taça de Portugal da modalidade e do Troféu DHX Vodafone 2009, depois de já ter ganho a edição do ano passado.
A prova, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e da Expovis e se inseriu no programa de animação do centro histórico da cidade, financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional, com comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi presenciada por milhares de espectadores, numa tarde de calor quase tórrido e que tornou a tarefa dos pilotos ainda mais difícil.

Com quase uma centena de atletas divididos por seis categorias – apenas não houve representação no sector feminino – a prova viseense voltou a ser palco de grandes emoções, pois numa pista rápida e técnica ainda que curta, as diferenças de tempo foram muito escassas, obrigando os participantes a uma concentração extrema para evitarem cometer qualquer erro.

Em termos desportivos, Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run & Bike/Spe) foi o mais rápido nas duas mangas, muito embora sempre por escassa margem, deixando algum suspense até mesmo final, com o campeão nacional a ter de aplicar para não se deixar surpreender: «O objectivo era vencer para quase garantir a vitória no Troféu DHX Vodafone, um dos meus principais objectivos para esta temporada. Por isso fiquei bastante satisfeito com este sucesso numa pista em que tive de dar tudo por tudo. Agora e para a última prova do DHX – para mais numa pista de terra de que gosto bastante – será apenas garantir esta vantagem para concretizar o triunfo», declarou, no final, o piloto madeirense.

Pombo teve a feroz concorrência de Paulo Domingues, sempre o segundo mais rápido em qualquer das mangas, que, com mais este excelente resultado, quase garantiu a vitória na Taça de Portugal da especialidade.

O pódio ficou fechado com mais uma excelente exibição de Luís Ribeiro (Team Mondraker), com o piloto local a garantir a terceira posição final, lugar que ocupou em qualquer das descidas.

Nos juniores, a superioridade do campeão nacional, Francisco Pardal (Team Mondraker), nunca esteve em dúvida, ao ser o mais rápido nas duas mangas, e nos Masters 30 a luta foi intensa, com Hugo Manteigas a conseguir na última manga superiorizar-se a Sérgio Couto (Candybike), que tinha vencido em Gaia. Nos Masters 40, Avelino Faria (Team Commençal-Sram) foi sempre o mais rápido, depois do seu colega de equipa Paulo Pereira ter sido protagonista de uma queda que o deixou algo maltratado, apenas conseguindo o último lugar do pódio, atrás de Bernardo Martins.

Já nos cadetes, Rui Martins garantiu na segunda descida a vitória, batendo a marca de referência de Diogo Ventura, enquanto que na Promoção a geral apenas se resolveu na derradeira tentativa, com João Mateus a fazer uma descida sem erros, relegando Francisco Silva e Paulo Pinto para os restantes lugares do pódio.

O Troféu DHX Vodafone 2009 chega ao final no próximo dia 25 de Outubro, com a realização do Downhill de Arcos de Valdevez.

Sem comentários: