Francisco Mendes, candidato pelo CDS à Câmara Municipal de Viseu lançou na passada sexta-feira, em conferência de imprensa no café Irish Bar (zona histórica da Sé de Viseu) DOZE IDEIAS para uma Feira de S. Mateus do séc. XXI, que apresentamos em resumo:
1- A Feira de São Mateus deverá ser um grande certame multidimensional, que albergue um conjunto diversificado de eventos e manifestações culturais de projecção nacional e ibérica;
2- O cartaz da Feira deverá ser o ponto culminante de uma programaçãocultural municipal anual, mais vasta;
3- A organização e a programação da Feira deverão ser conduzidas através da celebração de protocolos de parceria com as instituições culturais, públicas e privadas, regionais e nacionais, podendo-se recorrer também à contratualização de programadores profissionais experimentados;
4- A programação de qualidade que defendemos terá como pressuposto que a organização da Feira desenvolva também parcerias e relações de patrocínio e apoio institucional com as maiores empresas regionais e nacionais;
5- O modelo de atribuição de licenças de funcionamento aos estabelecimentos e expositores deverá passar a ser complementado por um sistema de convites a endereçar a empresas e marcas de referência, com grande potencial de atracção de público, que poderão permanecer na feira durante apenas uma parte da sua duração;
6- Este modelo deverá, inclusivamente, conduzir à inexistência de dias de entrada paga na Feira, tendo em conta o potencial publicitário que aquelas empresas e marcas reconheçam à sua presença no certame e o consequente interesse das mesmas em financiar a programação (isto, obviamente, sem prejuízo da existência pontual de espectáculos pagos em locais específicos, dentro ou fora do actual recinto da Feira);
7- A Feira de São Mateus deverá passar a realizar-se fisicamente, não só dentro dos limites do seu recinto tradicional, mas também em outras localizações e equipamentos da cidade, consoante a natureza dos eventos;
8- De resto, a programação da Feira deverá constituir um caminho para a revitalização do Centro Histórico e do comércio de rua (duas realidades actualmente em clara agonia), principalmente na medida em que também se concretize em espectáculos e eventos realizados nas ruas da cidade ou noutras localizações exteriores.
9- A configuração do recinto da Feira de São Mateus deverá ser objecto de uma alteração de fundo.
10- O Pavilhão Multiusos deverá ser um local de espectáculos durante a realização da Feira de São Mateus;
11- A criação de uma Feira de São Mateus de grande reputação nacional e ibérica deverá servir ainda, muito particularmente, para promover os produtos regionais (o vinho do Dão, a gastronomia, o artesanato) junto de novos públicos;
12- Finalmente, a Feira de São Mateus deverá ter uma vertente de promoção da iniciativa e inovação económicas, através de eventos de divulgação tecnológica, de mostras em que se partilhem experiências e contactos sobre novas oportunidades de negócios, especialmente entre jovens empreendedores, e da criação de prémios relativos àquelas áreas.
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