terça-feira, 1 de setembro de 2009

"INFANTINHOS" DA FUNDAÇÃO VISABEIRA

A Fundação Visabeira inaugurou duas creches na cidade de Viseu, um investimento superior a 1,9 milhões de euros que permitirá ao concelho ficar com uma taxa de cobertura acima dos 50 por cento.
As duas unidades, situadas na Vilabeira e na Quinta do Bosque, têm capacidade para acolher 132 crianças em idade de creche e 150 em idade de jardim-de-infância e vão criar mais de 40 postos de trabalho.
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, presidiu à inauguração das duas unidades, que contaram com uma comparticipação financeira de 366 mil euros do PARES.
"É uma iniciativa muito bem-vinda, que no caso concreto do distrito e do concelho de Viseu vem dar um contributo muito relevante para uma elevação muito substancial da taxa de cobertura na área da primeira infância", afirmou aos jornalistas.
Segundo o ministro, o concelho de Viseu "vai ficar com uma taxa de resposta superior a 50 por cento" e o distrito de 38 por cento, quando "a meta da União Europeia é de 33 por cento".
"É um investimento extremamente importante para o nosso futuro. Estamos a eliminar riscos no crescimento das crianças, a proporcionar um melhor desenvolvimento e a apoiar as famílias jovens com equipamentos que são decisivos para que elas possam também desenvolver o seu projecto de vida, nomeadamente hoje em que a maioria das famílias são compostas por um casal trabalhador", acrescentou.
A Fundação Visabeira foi criada há cerca de um ano, com vista à promoção social nas áreas da infância, juventude, terceira idade, invalidez e reabilitação.
O seu presidente, Leopoldo Camarinha, frisou que as duas creches - "Infantinhos da Vilabeira" e "Infantinhos da Quinta do Bosque" - são "já a face visível do projecto social" da Fundação e a concretização de "um projecto sonhado há algum tempo".
Referiu que "houve a preocupação de conceber edifícios de raiz, inseridos numa zona tranquila e dotados de elevados padrões de qualidade", onde está garantido "o "rigor lúdico e pedagógico" e onde existem "salas amplas com luz natural e espaços de recreio interiores e exteriores".
Apesar de se tratar de um projecto aberto à população em geral, Leopoldo Camarinha frisou que "não deixa também de ser um projecto para dar apoio à grande família Visabeira, que hoje conta já com mais de seis mil colaboradores".

Fonte: Lusa

11 comentários:

Anónimo disse...

Aguardei desde a pré-inscrição por noticias acerca das creches. Nada Agora passados 10 meses e aquando da inscrição fico a saber que vou pagar 236€ e alteraram todo o programa, já não oferecem fraldas, cremes,etc. estava determinado quando fiz a pré inscrição e agora chamam utópico. Não dignifica a Fundação que diz ter caracter social

Anónimo disse...

A creche, tem optimas instalações, mas a nível pedagógico apresenta algumas lacunas.
As creches servem para culmatar a ausência da família e daí é importante haver uma interligação entre a escola e família.
Nos infantinhos, isso não existe pois os pais têm horários limitados para aceder as instalações da creche.
Um Pai que deixe o seu filho as 9.30 e o vá buscar as 16.30,nunca pode entrar na sala onde está o seu filho, conecendo o espaço e verificando as actividades que dizem que realizam. E que neste horário, fica-se à espera no Hall, como se tivessemos alguma doença contagiosa. Estarão a esconder algo!!! E AINDA POR CIMA ESTA SITUAÇÃO NÃO ESTÁ REGULAMENTADA NO rEGULAMENTO iNTERNO DA iNSTITUIÇÃO

Anónimo disse...

Não tenho essa percepção.
A minha filhota está nos infantinhos e tenho a melhor impressão das educadoras, instalações e afins...
Em conversa com a maioria dos pais, parilham da mesma opinião. Claro, mas é como em tudo na vida, não se pode agradar a toda a gente.
Gosto muito e acho que a cidade ganha com algo assim.

Anónimo disse...

Uma Fundação devia ter valores mais nobres;sobretudo no aspecto social tendo mensalidades justas uma vez, que tiveram apoio da segurança social e não foi pouco .Parece que estão a meter a mão no bolso dos pais,ou será que as creches são só para os filhos de ministros ou coisa parecida....

Anónimo disse...

Acho muito bem k os pais n tenham de interromper as actividades das crianças, porque se assim n fosse cada pai iria à sala buscar o filho e para além de perderem a continuidade da actividade viam os seus colegas a ir embora e elas não...quem pensa que as educadoras e funcionarias escondem algo, pk lá têm os filhos??...
Só tenho pena k não se decidam a abrir a outra ala do infantário e k crianças dp dos 3anos tenham de procuram outro sitio qd ali têm instalações para prosseguirem...só k alguém não se lembra de dar uma autorização para que tal aconteça.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com este último comentário a minha cunhada tem lá o filho e só diz maravilhas de tudo.
Mas é claro que tem de haver sempre más línguas.Sempre se ouviu dizer que quem está mal muda-se.

Anónimo disse...

De facto as instalações "enchem o olho". Mas, alegadamente, parece que o fim para que foi criada, a creche, não está a ser respeitado. Pelo que se comenta, por aí, só lá entram "meninos ricos". As famílias ficam meses e meses sem qualquer resposta do infantário e quando são contactados, apresentam-lhes mensalidades exorbitantes, que em tempos de crise, a maior parte não pode pagar!

Anónimo disse...

Relativamente aos infantinhos, só tenho pena que em Repeses não haja ainda infantário. Espero que resolvam esta questão rapidamente para que as crianças possam lá ficar até irem para a escola primária!

Anónimo disse...

Olá sou mãe de uma menina que esteve na creche dos infantinhos da Vilabeira, a minha filha tinha dois anos quando frequentou esta creche e durante um ano que lá esteve sempre foi bem tratada inclusive foi graças a creche que deixou a fralda começou a comer sozinha e a ganhar a sua própria autonomia. Quanto ás mensalidades serem elevadas é mentira estas são estipuladas de acordo com o IRS dos país, logo se os pais ganham bem a mensalidade é elevada, eu pagava 120€ não era muito e sabia que a minha filha estava bem entregue. Quanto ás instalações são excelentes tenho pena é que o Infantário ainda não funcione pois sei que a minha filha seria bem tratada nele. A questão de não darem resposta aos pais sobre possíveis contactos também não me acredito, pois ainda recentemente me ligaram a dar informações sobre algo que pedi.
Caros pais não se deixem enganar por aquilo que os outros dizem, pois nem sempre é verdade,é preciso irmos aos locais e falarmos directamente com as pessoas pois só assim conheceremos a realidade das coisas, e já agora a creche não é só para riquinhos eu estava desempregada e o meu marido era GNR e a minha filha frequentou a creche, e como vêm não éramos ricos.

Bruno Andrade Silva disse...

As instalações são de facto boas, e pelo que sei, a mensalidade é calculada de acordo com o meu IRS. Têm um site na internet: http://www.infantinhos.pt.

Unknown disse...

Pessoa desculpa mas se não gosta ha mais infantarios