segunda-feira, 21 de setembro de 2009

S. Mateus - Patrono da Cidade de Viseu


A 21 de Setembro comemora-se o feriado municipal no Concelho de Viseu, em honra do seu patrono S. Mateus.


São Mateus, evangelista é considerado, pela tradição, o autor do Evangelho de Mateus. Era o filho de Alfeu e exercia a profissão de publicano (ou cobrador de impostos) em Cafarnaum.
Segundo o relato do evangelho, Jesus, depois de atravessar o lago de Tiberíades, ao passar por Mateus, que estava a trabalhar na recolha dos impostos, disse-lhe: "Segue-me". Mateus levantou-se e seguiu-o, tornando-se num dos seus doze discípulos (Mateus 9:9).
Mateus acompanhou de perto a vida pública de Cristo e se notam traços de sua antiga profissão de cobrador de impostos em determinadas passagens de seu Evangelho, que foi evidentemente escrito para a comunidade cristã recém-saída do judaísmo.
Esteve presente na Última Ceia, em diversas aparições de Jesus ressuscitado, na Ascensão e no dia de Pentecostes. O verdadeiro nome de Mateus era Levi.
Um antiga tradição do cristianismo, informa que Mateus tornou-se evangelizador de regiões da Palestina e da Etiópia, onde teria encontrado o martírio.


MOMENTO LITÚRGICO

São Mateus - (21 de setembro) - Padroeiro dos Alfandegários, Banqueiros, Cambistas e Contabilistas

São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: "Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!" Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos. Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Amém.

1 comentário:

Unknown disse...

Está errada a informação, realmente confunde muitas pessoas. O padroeiro de Viseu, não é S. Mateus, mas sim S. Teotóni, o primeiro santo português, que auxiliou o nosso primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, no aspeto diplomático no que concerne, entre outras coisas, ao reconhecimento deste como rei de Portugal.