terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Acima de Mangualde, SÓ DEUS"


Autarca do PSD revolta católicos de Mangualde


Os católicos de Mangualde andam revoltados com o presidente da Câmara Municipal e de novo candidato nas eleições autárquicas de 11 de Outubro. Tudo porque num dos cartazes de campanha existentes na sede de campanha de António Soares Marques fez-se fotografar com uma legenda que reza que "acima de Mangualde, só Deus".

O bispo reprova a candidatura socialista e aconselha a não misturar religião e política, mas o social-democrata Soares Marques, que tem ligações na Opus Dei, garante que não invoca o nome de Deus em vão. O cartaz da discórdia está em grande destaque na sede da campanha, mas, para Manuela Gonçalves, que foi à apresentação do candidato, "não deve haver confusões nem se pode invocar o nome de Deus em vão".

Uma outra paroquiana, questiona se "a câmara irá ser governada à semelhança da obra católica". Já para Manuel Santos, o cartaz é "revelador do vale tudo a que se chegou na política". Também o mandatário da campanha socialista se mostra "chocado" com tal apropriação. "Este cartaz deve causar incómodo e indignação aos mangualdenses", dispara João Pedro. O mandatário, que se assume como católico, sustenta que "a religião e a política não se mistura, pelo que estes actos ficam com quem os pratica".

O cartaz não se constituiu na primeira vez que a temática religiosa foi introduzida na campanha eleitoral. Logo no discurso de apresentação da campanha, Soares Marques garantiu que ia "ganhar as eleições contra os cristãos-novos do PS e os vendilhões do templo".

O bispo da diocese lembra que "para quem é cristão, Deus está em toda a sua vida". Mas Ilídio Leandro alerta que "não se devem usar os sentimentos religiosos para influenciar opções políticas". Mais assertivo, o bispo de Viseu sustenta que "usar compromissos religiosos em cartazes vai para além da dimensão política".
Por: Amadeu Araújo in "DN"

Sem comentários: