quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Transporte público não é para os ricos!

Parece que hoje o dia se resume a números!
Em Valongo o Tino de Rans anda a batalhar no número 12 e aqui bem mais pertinho, na cidade de Viseu, mais precisamente na freguesia de Coração de Jesus, o problema é com o número 13!
Confuso? eu passo a explicar!

Segundo informou Lúcia Silva, candidata socialista à freguesia de Coração de Jesus, parece que os fregueses desta zona tiveram azar com o número do agoiro, mais concretamente com a carreira da linha nº 13. Ora, passou-se que esta bendita linha (que se iniciava na central de camionagem, passava pela Rua Coração de Jesus, Jugueiros e Coimbrões), foi retirada e substituída pela linha 4 (que começa na Rua Alberto Sampaio, passa por Coração de Jesus, Vildemoinhos, e Póvoa da Medronhosa).

Como é óbvio, esta situação provocou grandes transtornos à vida dos cidadãos que dependiam do 13 para mais facilmente se deslocarem para os seus locais de trabalho (por ex. em Coimbrões), para o médico de família (na Unidade de Saúde Familiar Grão Vasco, em Jugueiros) ou residência.

Como é óbvio, os moradores e utilizadores da linha (que por azar deixou de existir), manifestaram o seu profundo desagrado com a situação entregando um abaixo-assinado ao presidente da Junta (que obviamente transportou o caso para a CMV).

E, como também é óbvio, os lesados protestaram junto dos responsáveis máximos pelos transportes públicos desta cidade (STUV).

Agora
, o que não me pareceu em nada óbvio foi a resposta que os manifestantes obtiveram por parte dos responsáveis, e passo a citar:

"os moradores da freguesia de Coração de Jesus são ricos e por isso não precisam dos transportes públicos"

A magnânima inteligência do responsável desta sentença leva-me a concluir que:

- Na freguesia de Coração de Jesus foi irradicada a pobreza;

- Só os pobres é que podem andar de autocarro;

- As políticas ambientalistas que incentivam ao uso dos transportes públicos não se aplicam aos gajos ricos;

- A Unidade de Saúde Familiar de Jugueiros vai encerrar por falta de doentes: os enfermos pobres não têm dinheiro para o táxi e se forem velhos acabam por morrer durante o percurso a pé, e os doentes ricos que não podem andar de autocarro também não precisam da Unidade de Saúde para nada porque têm dinheiro suficiente para pagar a ida do médico a casa;

- A zona de Coimbrões vai ser dotada de uma mega estrutura para aparcar os BMW´s, Mercedes, Porches, Jaguares e outros carros de gama alta propriedade das dezenas de pessoas que ali trabalham, e que obviamente são residentes na freguesia de Coração de Jesus;

- A central de camionagem vai ser transferida para a Av. Alberto Sampaio, visto naquela zona as pessoas serem ricas e daí não utilizarem os transportes públicos;

- Por sua vez, a antiga central de camionagem albergará uma mega estrutura idêntica à instalada na zona de Coimbrões, construída para o mesmo propósito;

- E, last but not least, o Governo prevê a construção de uma estrutura rodoviária aérea que recriará a antiga linha 13, dotada de mega exaustores para os fumos tóxicos libertados pelas viaturas, equipamentos de purificação do ar e tapete de alcatrão de alta qualidade, com portagens super caras e para uso exclusivo dos cidadãos ricos da freguesia de Coração de Jesus.

Nota: De facto, gostaria de acreditar que o responsável por tal sentença estaria muito mal inspirado no momento em que a proferiu ou, então, foi vítima da maldição do nº 13 e acabou por dizer aquilo que seria impensável de se ouvir!

Sem comentários: