segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Penalva do Castelo - Visabeira continua a investir na hotelaria

O charme da Casa da Ínsua

A Visabeira Turismo inaugurou esta semana dois grandes empreendimentos turísticos e hoteleiros no distrito de Viseu. Trata-se dos investimentos da Casa da Ínsua – Hotel de Charme, em Penalva do Castelo, e do Montebelo Aguieira Lake Resort e SPA, na Barragem da Aguieira.

A Casa da Ínsua, com mais de dois séculos de história, foi completamente restaurada e equipada com aposentos de charme e luxo, para além de terem sido aproveitadas todas as valências de auto-sustento de uma das mais antigas quintas de Portugal.

Trata-se de uma obra notável de arquitectura do século XVIII e está situada na localidade de Ínsua, no concelho de Penalva do Castelo. Em tempos, a casa e a quinta cobriam uma parte considerável do concelho. Luís Albuquerque foi quem mandou construir a casa e todas as estruturas da quinta, por volta da década de 1780.

Na altura, Albuquerque era governador e capitão general do Estado de Cuibá e Mato Grosso, no Brasil. Através de indicações enviadas a um irmão, na Ínsua, Luís Albuquerque conseguiu fazer nascer uma das casas (palácio, quinta, jardins e várias valências agrícolas) mais bonitas de Portugal.


Jardins frondosos, frescos e com espécies tropicais, um palácio imponente situado no alto de uma colina, vinhas a perder de vista, instalações contíguas ao palácio, onde tudo se faz para consumo dos proprietários e novos hóspedes, entre outras valências que marcam a grandiosidade do projecto original de Luís Albuquerque.
Entre 2007 e 2008, o grupo Visabeira negociou instalar-se na Casa da Ínsua com os seus ainda proprietários. O usufruto de todo o espaço passou para a Visabeira Turismo, por mais de duas dezenas de anos, ficando os proprietários com aposentos num dos espaços do palácio central.

Oferta variada

Todas as estruturas foram restauradas e mantida a traça original da Casa da Ínsua. Com a intervenção da Visabeira, a Casa da Ínsua – Hotel de Charme, inaugurado anteontem (mais um cinco estrelas do grupo), passa a ter três espaços funcionais. Os alojamentos, restauração e eventos; jardins e espaços verdes e zonas agrícolas, de produção de queijo e variados produtos de quinta.


Entre os serviços disponíveis no hotel, com recantos de rara beleza e que fazem lembrar Sintra ou o Buçaco, contam-se 30 quartos (que incluem nove suites), cinco apartamentos, um restaurante e salões de eventos e reuniões.

Para a fruição dos hóspedes e convidados, a Casa da Ínsua oferece ainda um museu (com objectos de colecção da família que inicialmente ocupou a casa), um claustro, uma capela (de construção antiga e anterior à da própria Casa da Ínsua, sala de jogos, sala de provas de vinhos, queijaria e doçaria, com a possibilidade de serem acompanhados os respectivos processos de produção.

A Casa da Ínsua – Hotel de Charme, mantém um das suas mais antigas tradições, ou seja, se antes já eram feitas visitas guiadas com a permissão dos proprietários, com toda a remodelação feita pela Visabeira Turismo as visitas mantêm-se, desde que previamente marcadas.

É um momento único poder apreciar os jardins e as vinhas em pequenos carrinhos eléctricos ou a pé (tipo os dos campos de golfe). Os produtos da quinta, desde os vinhos aos queijos, passando pela doçaria tradicional, têm a marca Casa da Ínsua e a sua produção obedece a rigorosos critérios, tal como é costume respeitar nas regiões demarcadas dos Vinhos do Dão ou do queijo Serra da Estrela, por exemplo.

in "diário as Beiras"

Sem comentários: