domingo, 16 de agosto de 2009

Na Volta, em Viseu



Joaquim Agostinho


em "ponto rebuçado"


Dois pasteleiros de Viseu decidiram confeccionar, em açúcar em ponto de rebuçado, uma réplica de Joaquim Agostinho, como forma de homenagear "a pessoa que mais elevou o ciclismo português".

A iniciativa é, mais uma vez, da Confeitaria Amaral, que é conhecida desde 1955 pelos seus famosos 'viriatos' e por, mais recentemente, vir coleccionando recordes no 'Guinness Book'.

O proprietário da pastelaria, José Carlos Ferreira, contou que, ao longo de 76 horas, confeccionou com o seu sócio, cerca de 22 quilogramas de açúcar, até "atingir o ponto rebuçado".

"O resultado é uma réplica perfeita do busto de Joaquim Agostinho, que até tem a camisola amarela suja, em alusão à famosa queda que deu em vida", explicou. Além do busto de Joaquim Agostinho, os pasteleiros replicaram também a sua bicicleta e o seu capacete, que serão expostos na montra da confeitaria. José Carlos Ferreira justificou que esta "é uma justa homenagem à pessoa que mais elevou o ciclismo português e que não foi esquecido numa altura em que a cidade de Viseu acolhe o final da Volta a Portugal em Bicicleta".

A réplica em açúcar em ponto rebuçado "será entregue domingo à organização da Volta".

O proprietário da pastelaria já tinha, "aquando do pré-estágio da selecção nacional de futebol em Viseu, confeccionado em pão uma réplica de Cristiano Ronaldo e de Scolari".

A Confeitaria Amaral já inscreveu três recordes no Guinness Book': o de o maior pão com chouriço do mundo, maior boroa do mundo e maior bolo de aniversário do mundo.

As estatuetas em pão de Cristiano Ronaldo e de Luiz Felipe Scolari foram expostos na mesma montra da confeitaria, num gesto que simbolizou, então, as boas-vindas à selecção nacional que ali estagiou para o Europeu.

Em 2004, a mesma pastelaria bateu um recorde, com a maior broa e, no ano seguinte, seis pasteleiros, mil e quinhentos quilos de chouriço e quatro mil quilos de farinha foram os ingredientes para a confecção daquele que foi tido como "o maior pão com chouriço do mundo". A confecção do pão com chouriço decorreu na avenida da Europa entre os dias 29 de Junho e 3 de Julho de 2005.
in "DN"

Sem comentários: