sábado, 8 de agosto de 2009

Boas práticas sociais em Penedono e Sernancelhe

Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, José Junqueiro e Paulo Barradas, visitaram hoje, dia 7 de Agosto, os concelhos de Penedono e de Sernancelhe onde se puderam inteirar de iniciativas em curso no âmbito social.

Em Penedono visitaram o Centro Social e Paroquial local, instituição que tem um acordo para 20 utentes com a Segurança Social de Viseu na valência de centro de convívio. Para além disso, esta dinâmica instituição, como foi explicado pela sua dirigente Drª Maria Carmo, desenvolve igualmente um vasto conjunto de iniciativas de apoio e dinamização social, bem como tem em curso uma iniciativa designada de “sustento à distância” em que mensalmente apoia 37 crianças de Moçambique, Angola e Paquistão através do envio regular de uma verba a ser gerida por uma instituição do país de residência dessas crianças.
Em Sernancelhe foi proporcionada aos deputados, pelo Provedor, uma visita às instalações da Santa Casa da Misericórdia e em reunião efectuada foi dada boa nota aos deputados de uma grande obra apoiada pelo Governo e cujo concurso estará concluído dentro de pouco tempo. Trata-se da nova unidade de cuidados continuados, obra orçada em um milhão de euros e que vai contar com um financiamento público de mais de 700 mil euros.
Esta unidade vai ter capacidade para 28 camas de longa duração e é uma grande e verdadeira resposta para as famílias e para as pessoas do concelho e da região que passarão a encontrar esta resposta em proximidade da sua residência.
Estas são, pois, boas iniciativas que o Governo do Eng. José Sócrates tem vindo a desenvolver nos últimos quatro anos e que quer continuar, com optimismo e com confiança, a levar a cabo por forma a resolver os problemas com que nos confrontamos.
Enquanto o PS faz, com energia e com grande ânimo obras e leva a cabo investimentos fundamentais para o país e para a região, outros, como o PSD, o que pretendem é rasgar estas políticas sociais que fazem bem às pessoas e dinamizam a economia.
Refira-se, aliás, que no âmbito social o Governo do PS, só em equipamentos, protocolou já mais de trinta milhões de euros para o Distrito enquanto, em 2005 o Governo do PSD tinha, para todo o país, escassos dez milhões de euros para este tipo de equipamentos.
Está na hora de o PSD falar verdade, como apregoa, e falar verdade é dizer aquilo que está a fazer a diferença no dia a dia de tantas e tantas pessoas. Só alguns exemplos: Complemento Solidário para idosos, medicamentos genéricos gratuitos, abona pré-natal para as grávidas, aumento da acção social escolar, entre tantas outras medidas.
Enquanto o PSD o que quer é parar a economia do país em geral, o PS confia nas pessoas e quer fazer avançar Portugal.

Sem comentários: