quinta-feira, 27 de agosto de 2009

POLÍCIA MUNICIPAL DE VISEU TAMBÉM EM GREVE

A greve dos polícias municipais está a ter uma adesão de 70 por cento e levou ao encerramento de nove dos 31 serviços em todo o país, informou à Lusa o Sindicato dos Polícias Municipais.


"Estamos a falar de 479 agentes que aderiram à greve", precisou Luís Berbem do Sindicato dos Polícias Municipais.
De acordo com a mesma fonte não há polícias a trabalhar em Felgueiras, Guimarães, Lousada, Marco de Canaveses, Póvoa de Varzim, Trofa, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Famalicão e Viseu.

Os serviços da polícia municipal destas autarquias estão encerrados.

Os polícias municipais estão hoje em greve-concentração para reivindicar alterações ao Estatuto destas polícias que consideram essenciais para a "sobrevivência da profissão".

Em causa está, segundo explicou à Agência Lusa o presidente do Sindicato das Polícias Municipais (SNPM), Carlos Borges, a tentativa de exigir ao Governo que cumpra a promessa de rever o Estatuto das Polícias Municipais, nomeadamente em questões ligadas aos vínculos, remunerações, progressões de carreira, criação de meios de defesa e protecção pessoal.

Em Portugal existem 31 municípios dotados de serviços de Polícia Municipal, dos quais dois são do regime especial (Lisboa e Porto) e vinte e nove do regime normal, encontrando-se geograficamente localizados no norte do país mais de 60% destes serviços municipais.

A Policia Municipal dispõe de um efectivo total de cerca de 1250 elementos, dos quais 596 são afectos ao regime especial (constituído por agentes, chefes e oficiais oriundos da PSP) e 654 afectos ao regime normal (agentes recrutados por concurso a nível municipal), que exercem sobretudo funções de fiscalização e vigilância em cooperação com as forças de segurança (PSP, GNR)

Para além da origem dos seus elementos, existem outras diferenças entre os dois regimes, nomeadamente em termos de remuneração e ao nível do equipamento, situação que a SPNM quer inverter, reivindicando para esse efeito a criação de um modelo único de Polícias Municipais.

O secretário de Estado Adjuntos e da Administração Interna e o secretário de Estado Adjunto e da Administração Local recebem hoje os sindicatos representativos dos polícias municipais.

Fonte: Lusa

Sem comentários: