sábado, 8 de agosto de 2009

A JSD de Viseu de "candeias às avessas" com a JSD Nacional

Hoje recebemos dois e-mails "políticos".


O primeiro veio directamente da Direcção de Campanha Nacional da JSD e diz o seguinte:
Estimado (a) Sr. (a)
Venho pelo presente enviar um press-list, em anexo, da competência da Direcção de Campanha Nacional da Juventude Social Democrata (JSD) para a divulgação do Candidato a Deputado pelo Ciclo Eleitoral de Viseu à Assembleia da República, João Montenegro, natural do Concelho de Cinfães. Agradeço toda a V. disponibilidade na divulgação desta informação, nas vossas próximas edições informativas.
Melhores Cumprimentos


O segundo mail, veio direitinho da Comissão Política da JSD de Viseu, e dizem eles que:

A Comissão Política Distrital de Viseu Juventude Social Democrata expressa aos senhores a total desarmonia presente na estrutura da JSD após a divulgação das listas de deputados do PSD candidatos à Assembleia da República.

Ao longo dos últimos anos de existência no distrito, a JSD foi um elo fundamental entre o PSD e os jovens, sendo de relevar o projecto que abraçámos e que lideramos há seis anos a esta parte. Assim, a presença dos jovens nas listas do PSD, entre eles jovens mulheres, demonstrou-se um ponto de viragem e de renovação crucial para o futuro da estrutura do PSD, tendo sido um objectivo focado e deixado bem explicito pelo líder do PSD Distrital de Viseu: inclusão de jovens na lista de candidatos a deputados à Assembleia da República.
A JSD Distrital de Viseu, nos seus órgãos representativos – Comissão Politica Distrital e Mesa da Assembleia Distrital - aguarda há oito meses por uma decisão do Conselho de Jurisdição Nacional para a resolução do processo de impugnação levantado aos órgãos distritais pelo elemento que encabeçava lista candidata e derrotada à estrutura distrital, então e actualmente presidente da secção da JSD de Tondela.
Este processo foi por nós explanado variadas vezes à Comunicação Social, bem como é já do conhecimento dos órgãos nacionais do PSD, nomeadamente do Secretário-geral do Partido – Dr. Luís Marques Guedes – e da Presidente do Partido – Dr.ª Manuela Ferreira Leite. Após darmos conhecimento dos acontecimentos não obtivemos qualquer resposta até ao dia de hoje.
O motivo pelo qual solicitamos a intervenção da Sr.ª Presidente do PSD deve-se ao facto de considerarmos que a JSD, apesar da sua autonomia, estatutariamente definida, perdeu os princípios e os valores da Social-Democracia e deixou de alguma forma trespassar para fora uma imagem de falta de seriedade e respeito pelos seus militantes, o que se pode comprovar com o adiar de uma resolução breve para o processo que decorre e que permita à estrutura estar preparada para apoiar nas eleições que se avizinham.
O facto de se encontrar a decorrer uma queixa-crime por suposta falsificação de assinaturas no processo distrital referente a conselheiros distritais da secção de Viseu, não pareceu ser suficiente para uma intervenção do órgão máximo do PSD, o que demonstra a leveza com que se encaram estas práticas reprováveis e danosas para a estrutura e para a nossa imagem perante os jovens.

Hoje podemos verificar que devido a esta guerra difícil de ter fim à vista, da qual se prevê somente um final para quando os jovens já não estiverem mobilizados e a vitória parecer então mais fácil para os nossos opositores derrotados, para liderar então enfim o que restar desta estrutura. Com a idade da nossa democracia, pouca ou nenhuma é a maturidade daqueles que actualmente a lideram nos seus destinos nacionais.
Assim, foi a JSD afastada do processo de listas a deputados à Assembleia da República pelo distrito de Viseu, por não haver acordo à vista para a resolução do processo que decorre na Jurisdição Nacional para uma decisão que permita legitimar a Comissão Política Distrital da JSD de Viseu. Felizmente, a JSD é representada na lista por Elsa Rodrigues, vice-presidente da CPD/JSD de Viseu, no entanto indicada pela secção de Resende, de onde é Presidente de Secção da JSD.
O que deixa a JSD de Viseu perplexa é que os Órgãos Nacionais da JSD tenham marcado um Conselho Distrital da JSD em Tondela, para a indicação dos candidatos da JSD de Viseu na lista de deputados quando não resolvem o processo que se encontra a decorrer na jurisdição.
Desse Conselho Distrital saiu, veja-se, o nome de João Carlos Montenegro, ex-militante da JSD e com mais de 30 anos de idade, quando os estatutos da JSD são claros e prevêem uma militância até aos 30 anos apenas. O mesmo militante foi escolhido para Director de campanha da JSD nas eleições Europeias após não ter podido ser reeleito no Congresso de Novembro passado da JSD por limite de idade. A sua nomeação pelo órgão nacional para Director de campanha foi já em 2009, pelo que o militante já perfazia idade superior ou igual a 30 anos.
Assim, não se compreende o afastamento da JSD dos lugares na lista, bem como dos seus jovens representantes, para dar lugar a um ex-militante pela sua proximidade dos órgãos nacionais da JSD e do PSD. Não se compreende também a gestão deste processo por parte dos órgãos nacionais bem como a tolerância dos órgãos distritais a estas mudanças súbitas. Veja-se que João Carlos Montenegro não foi indicado nas listas do PSD de Viseu após votação em reunião da Comissão Politica Distrital do PSD permanente e alargada, não sendo também indicação da secção de Cinfães para os seus possíveis representantes. Nos indicados por esta reunião do Conselho Distrital da JSD consta também o nome de Vera Machado, que encabeçou a lista derrotada à Distrital de Viseu da JSD e de quem eram apoiantes os representantes da lista sobre a qual decorre uma queixa-crime por falsificação de assinaturas em Viseu e no qual já se encontra a decorrer a audição aos intervenientes na PSP.

A JSD está desacreditada perante os jovens, decorrente de práticas muito pouco elegantes e de uma rara falta de sentido de responsabilidade perante a estrutura que representam, não defendendo o bom nome do PSD, que nos seus mais antigos dirigentes não conhece estes procedimentos de desmedida ambição e de promoção única e meramente pessoal dos seus dirigentes nacionais bem como dos seus fiéis delfins.
A JSD de Viseu, na sua maioria não se revê nesta candidatura, pelo que não irá acompanhar este pseudo-candidato da juventude - João Montenegro, garantindo que não promoverá qualquer iniciativa para a promoção deste militante que representa uma candidatura de relacionamentos políticos e não de um elemento de valor perante os jovens do distrito.
A JSD de Viseu discorda totalmente do plano desenvolvido para a gestão deste processo pelos órgãos nacionais, como também já tem sido deixado bem claro em vários órgãos de comunicação social por algumas figuras do PSD, que também se sentem lesados na sua militância ao verem o Partido privado de eleger os seus melhores quadros em prol da promoção do serventismo e do compadrio político, conjuntamente com o saneamento político desmesurado de militantes que servem diariamente o Partido Social Democrata na defesa dos seus princípios e valores diante dos cidadãos eleitores.

Sem comentários: