quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Viseu dá "ouro" a Carlos Lopes



DISTINÇÃO VISA PERPETUAR VITÓRIA DE 1984 EM LOS ANGELES

A Câmara de Viseu vai atribuir a medalha de ouro da cidade a Carlos Lopes, para perpetuar o feito deste "filho" do concelho, que há 25 anos conquistou a primeira medalha de ouro portuguesa em Jogos Olímpicos.


"Estamos atentos e queremos perpetuar a alegria que o viseense Carlos Lopes nos deu há um quarto de século", explicou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas.


A proposta de atribuição de medalha será levada a reunião de Câmara, mas "será, com certeza, aprovada por unanimidade", assegurou o autarca do PSD, que governa com maioria absoluta. Ao ex-atleta, que nasceu em Vildemoinhos, será atribuída a medalha de ouro da cidade, com a qual "muito pouca gente foi homenageada. É um galardão importantíssimo da cidade, que vai fazer de Carlos Lopes cidadão honorário".


"Esta é uma forma de mostrarmos que não esquecemos que na madrugada de 12 para 13 de Agosto um viseense trouxe a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal", sustentou Fernando Ruas. A medalha de ouro será entregue "em data a escolher. Talvez no dia do município (21 de Setembro)", informou.


A Autarquia de Viseu já tinha homenageado o ex-atleta Carlos Lopes há 5 anos, altura em que lhe atribuiu a medalha de prata da cidade. Na madrugada de 12 para 13 de Agosto de 1984, Carlos Lopes entrava para a história do atletismo, ao conseguir a primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos.


in "Record"

Sem comentários: