sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Festas do Castelo 2009


Vouzela em festa durante seis dias

Vários milhares de pessoas passaram pela vila de Vouzela para assistir à 94ª edição das Festas do Castelo, numa organização da Câmara Municipal de Vouzela.

A iniciativa, que se realizou de 5 a 10 de Agosto, contou uma vez mais com um programa diversificado, com concertos de música, festival de folclore, actuação de bandas filarmónicas, concurso de pintura, percurso pedestre, ciclismo, feira de artesanato e fogo de artifíco, entre outras atracções.

As festas começaram na manhã do dia 5 de Agosto com a Feira Mensal e à noite o já habitual concerto da Sociedade Musical Vouzelense, que este ano voltou a surpreender o muito público presente.

No dia 6, a noite começou com danças, numa apresentação da Academia de Dança + de S. Pedro do Sul, seguindo-se a actividade Astronomia no Verão, dinamizada pela FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro.

Na sexta-feira, dia 7 de Agosto, dois momentos altos da festa. Primeiro, a inauguração da X Feira de Artesanato, que este ano contou com a presença de 41 artesãos vindos de norte a sul do país e, pela primeira vez uma internacionalização, com um stand da Bielo-Rússia. O segundo momento alto decorreu na Alameda D. Duarte de Almeida, com a actuação dos Oioai e dos Rádio Macau.

No dia 8, pelas 9h30, cerca de 30 pedestrianistas fizeram o percurso pedestre N.ª Sr.ª do Castelo e meia mais tarde realizou-se o concurso de pintura “Vouzela e seus Encantos”, organizado pelo Museu Municipal. À tarde, os concertos da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues e da Filarmónia Verdi Cambrense. À noite novo ponto alto das festas, onde o fado foi a nota dominante, primeiro com o espectáculo Fado-ao-Centro e uma hora mais tarde com o concerto de Camané.

No domingo, dia 9, o dia começou com um passeio de cicloturismo e mini-cicloturismo, no qual participarm 60 pessoas, pelas 15h actuou o Grupo de Trajes e Cantares de Loumão e uma hora mais tarde decorreu o desfile de Ranchos Folclóricos pela vila, tendo participado o Grupo de Bombos de Campia, o Grupo Carnavalesco de Campia, o Rancho Folclórico de Vilar, o Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães, o Grupo dos Sargaceiros da Apúlia, o Grupo Folclórico Nuestras Raices, da Argentina e o Grupo Folclórico de Nikola Tesla, da Sérvia e às 21h30 decorreu o Festival Internacional de Folclore. A encerrar a noite o espectáculo de fogo de artifício “Danças de Luz”.

As Festas do Castelo terminaram na segunda-feira, dia 10 de Agosto, com baile popular pelo grupo Aipod.

Fazendo um balanço muito positivo do certame, Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, sublinha a enorme adesão de público durante os seis dias da iniciativa. Segundo o autarca “os nomes sonantes da música portuguesa, a feira de artesanato e o festival internacional de folclore foram alguns dos “ingredientes” que marcaram estas festas e que trouxeram a habitual animação à vila. Embora, comparativamente com o ano passado, tenha havido um decréscimo de entradas nos três dias de bilheteira, a verdade é que os restantes dias acabaram por compensar”, referiu.

Sem comentários: