sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cavaco Silva no Sátão e em Viseu


Presidente da República
inaugura Feira de S. Mateus

e obras de restauro de capela de Sátão


O Presidente da República, Cavaco Silva, vai estar hoje no distrito de Viseu, para inaugurar a secular Feira de S. Mateus e as obras de restauro da Capela de Nossa Senhora da Esperança, no concelho de Sátão.
A chegada ao concelho de Sátão está agendada para as 17:00, onde o chefe de Estado participará na cerimónia de inauguração das obras de restauro do interior da Capela da Nossa Senhora da Esperança, situada na localidade de Abrunhosa, freguesia de S. Miguel de Vila Boa.
Será feita uma visita guiada à capela, com Fátima Eusébio, da Diocese de Viseu, e Fernando Ribeiro, do IGESPAR, a mostrarem os recantos deste templo religioso construído nos meados do século XVIII, em estilo joanino.
O Presidente da República terá ainda a oportunidade de ouvir um pequeno recital de música em órgão de tubos, também ele restaurado, para além do hino do Sátão, cantado pelos Zaatam e os ranchos folclóricos do concelho.
Do Sátão o chefe da nação parte para a cidade de Viseu, onde é esperado por volta das 19:15, no Museu Grão Vasco.
Para além de uma sessão de boas-vindas, está prevista a inauguração da exposição "Arte, Poder e Religião nos tempos Medievais", integrada nas comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques.
Nesta mostra, que está a ser organizada pela autarquia de Viseu em parceria com o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu e com o Museu Grão Vasco, marcará também presença o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.
Ao início da noite, por volta das 21:30, o Presidente da República procede à inauguração da secular Feira de S. Mateus.
Segue-se uma visita pelo recinto da feira franca, que vai já na sua 617ª edição.
A Feira de S. Mateus, organizada pela Expovis em parceria com a Autarquia de Viseu, apresenta até ao dia 21 de Setembro várias iniciativas culturais e gastronómicas, com aposta forte no desporto.


Fonte: Lusa in "Expresso"

Sem comentários: