domingo, 16 de agosto de 2009

José Carlos Ferreira, o Rei da Pastelaria em Viseu

José Carlos Ferreira, Zé Carlos como é conhecido, é uma figura ímpar da cidade de Viseu. Pasteleiro de profissão e proprietário da Confeitaria Amaral, diz-se ser uma pessoa que adora desafios, razão pela qual se atreveu na díficil tarefa de tentar consquistar 3 records do Guiness (maior pão com chouriço, maior boroa Trambela e maior bolo de aniversário), e conseguiu!

MUSEU DO AÇÚCAR PARA BREVE

Este pasteleiro recordista já tem mais um projecto na manga: o Museu do Açúcar.

Em 2008, José Ferreira já tinha anunciado a vontade de construir um projecto à medida do afamado Museu de Cera, em Londres: "mas mais completo, mais versátil e com uma vertente iminentemente pedagógica"."Vamos ensinar às crianças de onde vem o açúcar, explicar o ciclo que atravessa até ficar em ponto de rebuçado", explica, sublinhando que haverá sempre "trabalho ao vivo dos mestres e dos alunos que poderão aqui vir receber formação".

Para as estátuas de açúcar que ficarão expostas no museu, tem já uma lista imensa de nomes de figuras públicas nacionais e internacionais, das mais diversificadas áreas de actividade: José Mourinho, Eusébio, Ayrton Sena, Maradona, princesa Diana, Júlio Iglésias, Roberto Carlos, Salazar, Hitler, entre outras. Ao lado, a biografia de cada um, em letras feitas de açúcar."Serão sempre figuras de topo do mundo do futebol, da música, da política, etc.", explica o empresário de pastelaria, que se acha capaz de produzir (ele e outros mestres) estátuas fiéis. "Serão sósias perfeitos", garante José Carlos Ferreira, que tem ainda outra ambição para o museu: levar a Viseu, sempre que possível, a personalidade viva retratada. "Imagine levar ao museu o Júlio Iglésias, o Roberto Carlos ou o José Mourinho".

E para adoçar a boca dos curiosos, Zé Carlos vai, este ano, mostrar um pouco daquilo que virá a ser o Museu, entregando à organização da Volta a Portugal em Bicicleta uma estátua de Joaquim Agostinho, confeccionada em açúcar.

De referir, ainda, que Zé Carlos presenteou Jorge Carvalho, Presidente da Expovis, com uma estátua alusiva aos seus 25 anos como dirigente da Expovis, estátua essa que foi entregue no dia da abertura da Feira de S. Mateus, durante a festa realizada no Lounge Café, no piso superior do Pavilhão Multiusos.

Zé Carlos, no momento da homenagem a Jorge Carvalho, entrega a estátua alusiva aos seus 25 como dirigente da Expovis


QUEM É QUEM

Nome: José Carlos Ferrreira

Naturalidade: Viseu

Profissão: Pasteleiro, proprietário da Confeitaria Amaral, em Viseu

Estado Civil: Casado

Especialidade: coleccionar recordes do Guiness

Projecto: construir o Museu do Açúcar em Viseu

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi este que foi apanhado com 2 chouriços na cama!!?? Viseu é mesmo a cidade dos panascas! Andam para aí armados em machos beirões, e gostam é de levar na bolha!!

Anónimo disse...

Bem, que comentário mais ofensivo e tão pouco relacionado com o tópico deste blog... se tivéssemos mais gente como ele e menos como você estávamos muito melhor. E qual "viseu é a cidade dos panascas"? Nunca deve ter ido a outras cidades, onde as pessoas têm uma mente mais aberta do que aqui em Viseu...