sexta-feira, 14 de agosto de 2009

www."naonda" de Ruas já navega.pt

O candidato social-democrata e actual presidente da CM Viseu, Fernando Ruas, promoveu a abertura do site oficial da sua candidatura no passado dia 12.


O Dia Internacional da Juventude, comemorado no passado dia 12 de Agosto, foi também a data escolhida por Fernando Ruas para fazer a abertura oficial do espaço na internet.

O candidato lançou um convite à população, especialmente aos jovens viseenses, para irem ao seu encontro no café "4 YOU", junto à zona da Ribeira, a fim de participarem numa sessão aberta comemorativa do Dia Internacional da Juventude e assistirem à abertura oficial do seu site http://www.fernandoruas.pt/.

Convite feito, convite aceite! Mais de 100 pessoas ocuparam as cadeiras da esplanada do "4 YOU", e ansiosamente esperaram que o anfitrião inaugurasse a sessão.


Finalmente, meia hora depois da hora marcada, perto das 22h, Fernando Ruas dirigiu as primeiras palavras ao seu público referindo que "a escolha do Dia da juventude para o lançamento do site foi estrategicamente pensada, queria que este dia fosse marcado de uma forma realmente jovem"

E marcou! De facto, aquilo a que alguns expectavam ser mais uma conversa de café, tornou-se num agradável encontro com muitos jovens e bastantes perguntas à mistura.

O plano da sessão era simples: Fernando Ruas estava à disposição de todos para responder a perguntas e tinha a sua sessão a ser transmitida em directo pela intenet através do seu site, via pela qual também os cibernautas o poderiam questionar usando o Twitter.


E respondeu!

Por entre o público presente no "4 You", foram distribuídos alguns papéis onde se poderiam escrever mensagens e perguntas (anónimas ou não) que foram lidas e respondidas por F. Ruas. De entre as quais destacou-se a preocupação de alguém em saber se a elevada taxa do IMI é ou não culpa do Presidente da Câmara. A resposta foi bastante elucidativa: Não! e Ruas explicou porquê:
"a taxa do IMI está dependente daquilo a que se chamam coeficientes de localização (CL) e deve ser feita a sua revisão de 3 em 3 anos. Ora o que acontece aqui é que já estamos em 2009 e ainda nem sequer foi publicada a Portaria da primeira revisão, e que deveria ter sido feita em 2007, isto porque algumas cidades pediram a elevação dos seus coeficientes de localização. No que se refere a Viseu, a Câmara pediu, há 2 anos atrás, o abaixamento do CL e ainda não obteve resposta. Durante este tempo, a única coisa proposta à CMV foi a criação de círculos geográficos concêntricos para atribuição de IMI com coeficientes de localização apropriados. Obviamente que recusamos, se o não fizessemos estaríamos a colocar no mesmo círculo a zona da Quinta do Bosque com o Bairro da Cadeia, e isto não seria de modo algum justo. Portanto, se o IMI ainda não sofreu rectificação não é por vontade da Câmara, mas sim da responsabilidade do organismo que tutela a sua revisão e que já vai com 2 anos de atraso".

Através do Twitter também chegaram algumas questões, por entre algumas mensagens de apoio ao candidato. E houve até quem sugeri-se, seguindo a ideia dos semáforos com contadores, de se colocaram painéis digitais com variada informação cultural, temperatura, trânsito e também oferta de emprego. A isto, o candidato respondeu que "é uma ideia que já foi equacionada, mas devido ao elevado custo financeiro ainda não foi posta em prática, mas espera-se que o venha a ser, e quanto à informação da oferta de emprego é uma boa ideia da qual ainda não me tinha lembrado".
A sessão que tinha previsto um período de cerca de hora e meia acabou por se extender a mais de duas horas, e não fosse o cumprimento de horários, a conversa teria dado até de madrugada.


VÍDEO DA SESSÃO

1 comentário:

Gothic disse...

Foi óptimo trabalhar com o Sr. Fernando Ruas na elaboração do sítio web :-) Depois de várias horas de programação, alterações e análise, lá se misturou tudo e saiu um website magnífico.