domingo, 21 de fevereiro de 2010

Catástrofe na Ilha da Madeira

Uma catástrofe fustigou ontem a Madeira. Chuvas torrenciais e deslizamentos de terras provocaram o caos na ilha, deixando um rasto de destruição. Veja aqui a galeria com as fotos da tragédia.

O arquipélago da Madeira foi ontem atingido por um forte temporal, que causou inundações e deslizamentos de terras, transformando as ruas da capital da ilha (Funchal) em rios de lama. "Parecia um tsunami" pode ler-se num blogue de um brasileiro que vive na Madeira, e que viu a sua casa ser destruída por árvores que caíram e carros que foram arrastados.

Outro homem conta ainda que teve de atirar o seu filho da janela, de um terceiro andar, porque a casa estava a cair.

O temporal de ontem terá sido o mais violento na Madeira desde 1993. Segundo o último balanço do Governo a catástrofe provocou pelo menos 40 mortos, 120 feridos e 240 desalojados.

A dimensão da calamidade na Madeira está em destaque nos media internacionais, desde a CNN ao El Pais.

Entretanto, mensagens de solidariedade de todo o mundo têm chegado a Belém. Os Presidentes da França e da Rússia, Nicolas Sarkozy e Dmitri Medvedev, respectivamente, e o Rei de Espanha enviaram as suas condolências a Cavaco Silva pelo sucedido na Madeira. Também os governos de Angola e Cabo Verde expressaram solideraidade para com o povo madeirense.



Madeira/mau tempo: Ribeira Brava um concelho massacrado pelo temporal

As zonas altas da Ribeira Brava viveram, nas últimas 24 horas, momentos de aflição, desespero e pânico com a ribeira a destruir a única estrada de ligação ao túnel da Encumeada, estrada de ligação ao norte da ilha.

Lama, pedras, água, detritos, cadáveres, máquinas pesadas para limpeza, camiões para carregar o entulho, é o cenário encontrado hoje de manhã pelas autoridades nas zonas altas daquele concelho a oeste do Funchal.

O caminho faz-se de forma difícil, porque apenas à hora do almoço de hoje, se abriu um canal de segurança para poder dar ajuda às populações.

Sem comentários: