domingo, 21 de fevereiro de 2010

Português está a atravessar oceano atlântico a remos


O remador Pedro Salgard Cunha faz parte de uma equipa de 6 remadores que pretendem atravessar o Oceano Atlântico a remos, partindo de Agadir, Marrocos até ao Port St. Charles, Barbados. A expedição irá cobrir cerca de 5.000 quilometros em mar aberto e sem apoio de outro meio.

Pedro é luso-sueco, doutorando em Ciências de Materiais, com especialidade em células solares, na universidade de Cambridge, Inglaterra, onde se iniciou no remo.

O estudante da universidade inglesa não é estreante total em remo oceânico, tendo atravessado já o canal da Mancha num barco a remos. Agora, com uma equipa internacional de 6 remadores, a aventura é muito maior.

No seu site, onde podemos encontrar mais informação sobre a expedição, equipa e barco, o remador coloca noticias da preparação da expedição com regularidade. Pedro Cunha necessita de angariar cerca de 15.000£ para pagar a expedição e oferecer metade do valor a uma escola em Moçambique.

Sobre este desafio, Pedro Cunha afirma no seu site que “não é apenas físico” salientando que “a organização e angariação de recursos são outros aspectos da viagem que torna esta experiência tão difícil, mas tão valiosa”.

A expedição está a ser organizada pela World Ocean Rowing, uma empresa fundada por dois remadores britânicos, Matt Craughwell e Peter Williams. Esta organização é responsável por praticamente todas estas expedições dando o apoio e formação sobre este tipo de travessias aos interessados.

A tripulação é constituída por seis membros: o capitão Matt Craughwell, um remador do oceano, fundador da World Ocean Rowing e cinco tripulantes – Peter Williams, um remador irlandês, cofundador da World Ocean Rowing, Pedro Cunha, remador sénior luso-sueco do Trinity College, Mike Jones, marinheiro e membro da Guarda Costeira irlandesa, sem nenhuma experiência prévia em remo, uma canadiana, Maylene Pacquett, a única mulher da tripulação, com experiência em maratonas de remo e que está a angariar fundos para o hospital pediátrico onde trabalha, e James Kenworthy, um ex-soldado britânico com grande experiência em desporto, mas que nunca remou anteriormente.

A primeira travessia do Oceano Atlântico realizou-se em 1896 e foi levada a cabo por uma tripulação norueguesa, constituída apenas por dois elementos.

Pedro Cunha será o primeiro português a atravessar um oceano a remos, caso a expedição se complete.

A equipa náutica da United Photo Press acompanha em direto o evento

http://www.remosnoatlantico.com.pt/
http://www.onemillionstrokes.org.uk/


Fonte: http://uppwavesfromworld.blogspot.com/


Sem comentários: