sábado, 20 de fevereiro de 2010

Igor Martinho: um português a cozinhar na Europa


Chefe Cozinheiro do Ano
recebe formação
nas melhores cozinhas
da Europa



O jovem Igor Martinho mudou-se de armas e bagagens para a Dinamarca para trabalhar num dos mais prestigiados restaurantes do mundo – o Noma. No bolso levou os sabores e tradições da gastronomia lusa. Após o regresso a Lisboa, irá complementar a sua formação com um curso de Higiene e Segurança Alimentar ministrado pela JohnsonDiversey.

A vitória do concurso Chefe Cozinheiro do Ano granjeou a Igor Martinho, vencedor da competição em 2009, o estágio de um mês no prestigiado restaurante Noma, em Copenhaga. Sob o comando do Chef René Redzepi, o Noma é detentor de três estrelas Michelin e foi consagrado em 2009 o terceiro melhor do mundo pela revista britânica Restaurant.

Em Janeiro deste ano, o jovem Chef partiu rumo a Copenhaga para colocar à prova os seus conhecimentos e aprender com um dos mais ilustres e surpreendentes cozinheiros a nível mundial, René Redzepi.

Esta experiência permitiu a Igor Martinho conhecer as técnicas e segredos da cozinha escandinava, fortemente influenciada pela fauna e flora da região. “De certo modo, a simplicidade que caracteriza a gastronomia dinamarquesa é algo que admiro e que anteriormente tentava aplicar na elaboração dos meus pratos”, acrescenta Igor Martinho.

Questionado sobre o que mais o impressionou durante o estágio, Igor Martinho destaca “o método e a concentração vividos nas cozinhas do Noma que, ao mesmo tempo, era fundamental num restaurante em trabalham mais de 30 cozinheiros em simultâneo e onde o grau de exigência é tão elevado.”

De regresso a Lisboa, Igor Martinho irá complementar a sua formação com um curso de Higiene e Segurança Alimentar ministrado pela JohnsonDiversey, multinacional de referência no sector da higiene profissional.


Chefe Cozinheiro do Ano 2009:

Igor martinho conquistou o título de Chefe Cozinheiro do Ano, em Novembro de 2009, com o menu: estaladiço de requeijão com mel, manjericão e pinhões, doce de diospiro perfumado com iogurte e cebolinho, de entrada; robalo crocante com compota de pêra e tomate, sobre miga de batata e creme de alho francês, como prato de peixe; na categoria de prato de carne, perdiz em duas maneiras com puré de castanhas, estufado de cogumelos e molho de vinho tinto e, de sobremesa, pudim abade de priscos com crocante de amêndoa, creme de citrinos e redução de Porto doce.

A segunda posição coube ao Chef António Amorim, Cozinheiro de 1ª no Restaurante Feitoria, no Hotel Altis Belém e a ocupar a terceira posição Patrick Lefeuvre, Chef no Hotel Ritz Four Seasons em Lisboa. Patrick Lefeuvre foi ainda galardoado com o Prémio Inovação Helmut Ziebell, com a sobremesa confeccionada na final nacional.

Sem comentários: