sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Marcas portuguesas entre as mais valiosas do mundo


Há várias marcas portuguesas entre as 500 mais valiosas do mundo. Um estudo promovido pela Brand Finance coloca nesta lista, cujos seis primeiros lugares cabem a empresas norte-americanas, vários bancos e empresas nacionais.

Existem cinco marcas de bancos portuguesas no top: CGD, BCP, BES, BPI e Banif. A Caixa ocupa a primeira posição entre as marcas nacionais, apesar da descida de posição, da 79ª em 2009 para 101ª em 2010. O Banco assistiu a um aumento em termos de valor de marca, para 1.480 milhões de dólares em 2010 face aos 1.300 milhões em 2009.

A segunda posição no ranking nacional das marcas de bancos mais valiosas no mundo é ocupada pelo BCP, cujo valor de marca cresceu de 694 para 850 milhões de dólares.

Por sua vez, o BES ocupa a terceira posição das marcas nacionais e a 169ª no ranking mundial, com um valor de marca de 727 milhões.

O BPI e o Banif SGPS ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente. O BPI apresenta um valor de marca de 388 milhões de dólares e o Banif de 185 milhões.


Banca portuguesa resistente
e bem colocada a nível mundial


«A tendência positiva de crescimento registada em 2010, ao nível do valor das marcas portuguesas, devese ao reforço da confiança na marca dos bancos portugueses, ao reconhecimento mundial da indústria bancária portuguesa, uma das mais bem organizadas a nível mundial, bem como aos excelentes indicadores de performance, sustentados pelo know-how e estratégias adequadas ao mercado português. A intervenção do Banco de Portugal, do Governo Português e do BCE ao nível do ajustamento dos Planos Estratégicos e Operacional permitiram, ainda, a solvabilidade do sector e o retomar da confiança por parte dos clientes», afirmou o director executivo da Brand Finance Portugal & PALOP, Pedro Carvalhosa.

O banco mais valioso, a nível mundial, foi novamente o britânico HSBC, cuja marca está avaliada em 28.472 milhões de dólares. A segunda posição é ocupada pelo Bank of America, que aumentou o seu valor de marca em 23%, estando esta actualmente avaliada em 26.047 milhões.

De acordo com o estudo, o maior crescimento verificou-se ao nível das marcas mais pequenas, concretamente a Goldman Sachs, a Chase e a JP Morgan, com 106%, 53% e 45% de crescimento face a

2009, respectivamente.


PT e EDP
também são contempladas


A lista é encabeçada pela Walmart, marca avaliada em 41,36 mil milhões de dólares. Segue-se a marca Google, que passou da 5ª para a 2ª posição num ano, e a Coca-cola, na 3ª posição.

No que diz respeito a marcas portuguesas, a EDP surge na 192ª posição, com um valor de 4,4 mil milhões de dólares. Já a PT, está na 373ª posição, tendo subido face ao 472º lugar que ocupava há um ano. A operadora está agora avaliada, em valor de marca, nos 2,5 mil milhões de dólares, quase o dobro do registado em 2009 (1,35 mil milhões de dólares).

A brasileira Vivo, detida em parte pela PT, também faz parte do ranking, situando-se na 425ª posição.



In “Agência Financeira” de 19 Fevereiro de 2010

Sem comentários: