quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viseu: Paço Episcopal entra em obras

Decisão tomada na reunião do Conselho Presbiteral da Diocese

A Diocese de Viseu vai dar seguimento ao projecto de reconstrução do Paço Episcopal, uma obra que tinha sido decidida em 2006 e que deverá ficar orçada em cerca de um milhão de euros.

O Paço Episcopal de Viseu vai ser requalificado. Ultrapassadas algumas dificuldades com a aprovação do projecto de reconstrução a obra, esta vai ser lançada a concurso, incluindo não apenas o Paço Episcopal propriamente dito, mas todo o edifício, que inclui o “Jornal da Beira” e a Chancelaria da Diocese.

A decisão de fazer avançar a obra foi tomada na reunião do Conselho Presbiteral do passado dia 8, a que presidiu D. Ilídio Leandro. Estão previstas algumas iniciativas de sensibilização dos fiéis para a colaboração necessária, visando a angariação de ofertas destinadas a apoiar os custos da obra, que é de grande dimensão.

Durante as obras, o “Jornal da Beira” terá em funcioanmento uma pequena loja, na mesma rua, num edifício arrendado, em frente. A loja alternativa está a ser preparada no edifício da Urbanização da Quinta do Seminário, junto ao Centro Pastoral Diocesano.

A reunião do Conselho Presbiteral serviu também para uma análise da situação económica da diocese e para a preparação remota do Sínodo Diocesano, que irá ser realizado sob os auspícios das comemorações do cinquentenário do Concílio Ecuménico Vaticano II, cujas orientações deverão ser reassumidas com novo dinamismo.

Nessa perspectiva, foi feita uma reflexão a propósito dos novos ministérios laicais e suas implicações, tendo sido apresentados mais dois, o do Animador da Pastoral Social e o do Animador da Pastoral Familiar. Estes ministérios, não sendo uma obrigação imposta, são "uma proposta válida, oportuna e favorável para a Igreja de hoje e de acordo com o caminho e as necessidades de cada Comunidade Cristã".

Sem comentários: