quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Freineda organiza festa do Bucho

TODO TERRENO COM OUTRO PALADAR

O Clube Escape Livre e a Junta de Freguesia de Freineda vão organizar de 12 a 14 de Março o Raid do Bucho e Outros Sabores, um passeio todo terreno com nota gastronómica alta num fim-de-semana onde a paisagem e a história têm também lugar privilegiado.

A Freineda, no concelho de Almeida, distrito da Guarda, é uma freguesia que já tem tradição na Festa do Bucho. Desde 2006 e no recinto de Santa Eufémia é realizado o tradicional almoço de bucho, festa que, ano após ano, tem vindo a ganhar ao seu redor uma feira onde a gastronomia e o artesanato local estão representados e podem ser conhecidos e até adquiridos.


Miguel Simões, presidente da Junta, pretende que esta 5.ª edição “seja a mais participada e animada das Festas do Bucho e para isso contamos com o Clube Escape Livre que ao organizar o Raid do Bucho vai acrescentar aos habituais participantes, outros vindos de todo o País que vão conhecer o melhor da nossa região e da gastronomia raiana”. A festa tem lugar no Largo de Santa Eufémia em Freineda ao longo do Domingo, 14 de Março, e o almoço do Bucho é o ponto alto do dia.

Para a Freineda vão convergir também os participantes do Raid após etapa de Domingo que se inicia em Almeida.


Para Pinto Moreira do Clube Escape Livre “temos duas formas distintas de participar no Raid do Bucho. Os participantes que são de fora da região têm um programa que inclui o alojamento na Pousada de Almeida e dois dias de descoberta da região. Já para os locais o Raid inclui apenas a etapa de Domingo”. E acrescenta “As inscrições para os participantes de fora, são feitas no Clube e as restantes são feitas directamente na Junta de Freguesia de Freineda”.

O valor da inscrição com duas noites na Pousada e as refeições do fim-de-semana é, para duas pessoas, de 290€. Já a participação no Raid apenas na manhã de Domingo e o almoço do Bucho tem um custo de 20€ por pessoa.


A cozinha regional para além da identificação de um território, permite o convívio de pessoas, incrementa a solidariedade e é, também, motivo de orgulho, daí a manutenção desta tradição na Freineda à volta de um dos pratos mais típicos da região.

O Raid do Bucho e Outros Sabores tem o apoio institucional do Governo Civil da Guarda, da Câmara de Almeida, Junta de Freineda e Turismo da Serra da Estrela e o apoio da ValorPneu, Ford, RFM, Todo Terreno, TSM, Off Road, Autosport, Altitude, TMG, Lusomotores, TTVerde, Localvisão e Domdigital.

Mais informação em www.escapelivre.com e em www.jf-freineda.pt.

Sem comentários: