quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Rali de Barcelos 12 e 13 Fevereiro 2010


O Rali de Barcelos, prova com responsabilidade organizativa do Clube Automóvel do Minho, na estrada nos dias 12 e 13 de Fevereiro, regista cerca de uma centena de inscritos, provando nesta sua segunda edição que continua a ser uma das provas mais participadas de sempre.

De facto, a lista de inscritos deste ano regista mais 20 pilotos que em 2009, o que desde logo indica o interesse que tem por parte dos praticantes da modalidade, deixando o clube bracarense bastante satisfeito com o trabalho realizado.
Com tantos nomes, motivos de interesse não vão faltar, numa jornada que pontua para sete competições diferentes. Desde logo a curiosidade maior é a participação de Fernando Peres, um dos melhores pilotos nacionais, pela primeira vez numa prova do Campeonato Open de Ralis.
Depois, saliência também para Manuel Coutinho, o primeiro vencedor de 2010, bem como Ricardo Costa e André Pimenta, este com as cores de Barcelos no seu carro. Luís Mota, João Ruivo, Nuno Pina e Manuel Ferreira, entre outros, são outras presenças a levar em conta. Nesta
lista não podemos esquecer o jovem Ivo Nogueira e Luís Cambão, estes aos comandos de Citroen Saxo Kit-Car.

Entre os Clássicos, Frederico Ferreira, Fernando Rodrigues, Paulo Azevedo e o regressado Américo Antunes, estão entre os favoritos. Já no Regional Norte, a lista é extensa, mas Tiago Almeida surge no topo da classificação, logo seguido por Luís Bastos e Luís Mota. No Campeonato Júnior, é Luis Bastos quem lidera a classificação, depois do triunfo em Fafe.

Passando aos Troféus, o Modelstand, com 16 inscritos é o único que vai cumprir a sua segunda etapa. Nomes como os de Daniel Ribeiro, Nuno Pina, Pedro Ortigão e Sérgio Arteiro são de levar em conta. Já no Troféu Fastabravo, que inicia agora a sua época, nove nomes estão inscritos com particular destaque para Óscar Coelho, e Luís Silva. Por fim, em Barcelos, o Troféu “Fiat em nós e Acelera”, vai ter a sua estreia, para já apenas com quatro interessados.

No que diz respeito aos carros “zero”, este Rali de Barcelos irá ter o campeão de velocidade 2009 José Pedro Fontes aos comandos do Porsche GT3, vencedor da Taça GT o ano passado, Jorge Rodrigues com o Fiat Abarth 500 do Troféu Europeu, e Pedro Peres, num Mitsubishi Lancer, este tendo como navegador, o presidente da autarquia barcelense Miguel Costa Gomes.

O Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais de Carvalhal/Goios (5,13 km), Carvalhas/S. Eulália (9,60 km) e Moure/Adães (5,00 km). Depois de uma passagem pelo Parque de Assistência, tem lugar a primeira passagem pela especial espectáculo Barcelos. Esta, com 6,40 km, será disputada bem no centro da cidade à semelhança do ano passado.

Depois, tem lugar os troços Courel-Cristelo (11.50 km), Vila Cova/Vilar do Monte (6,65 km), este um pouco mais curto, e Panque/Alvito (11.00 km), que cresceu cerca de quatro quilómetros. Por
fim, tudo terminará com nova passagem pela especial espectáculo Barcelos, já na noite de sábado pelas 21h00, mas desta vez com os concorrentes a cumprirem o traçado por ordem inversa. Ao todo serão percorridos 171,47 quilómetros, com 61,68 dos quais, a serem cronometrados.

Motivação não falta... e concorrência tambem!

A MCoutinho Rallye Team está a postos para a segunda prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis 2010, o Rali de Barcelos, que vai para a estrada no próximo fim-de-semana.




Depois de Manuel Coutinho e Manuel Babo terem dominado por completo a primeira prova do Campeonato, a equipa parte bastante motivada para mais este desafio, acreditando que poderá lutar novamente pelas primeiras posições. Numa primeira análise à lista de inscritos Coutinho refere que “sem dúvida que a organização está de parabéns ao conseguir reunir um interessante número de 102 inscritos! Além do mais, as equipas que têm condições para lutar pela vitória não são poucas, prevendo-se um rali muito interessante.”



Relativamente a objectivos, o piloto do Marco de Canaveses acrescenta que “tal como na primeira prova, não escondemos que partimos para Barcelos com o objectivo de lutar pelas primeiras posições. Temos noção que a concorrência é muito forte, mas vamos dar o nosso melhor para tentar um lugar no pódio.”

Após os reconhecimentos e, sendo a primeira vez que a dupla participa na prova minhota, Manuel Babo refere que “não é uma prova fácil. O rali parece-me interessante, com classificativas muito rápidas e encadeadas mas, como atravessa muitas povoações, os reconhecimentos tornam-se bastante difíceis para quem participa pela primeira vez.”

Organizado pelo Clube Automóvel do Minho, o Rali de Barcelos vai para a estrada no Sábado dia 13 às 9:30h, percorrendo um total de 61,68 Kms cronometrados divididos por 8 classificativas.

A prova poderá ser acompanhada online através dos sites
www.ralidebarcelos.com ou www.camminho.com.

Por: Luís Costa

Sem comentários: