quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Limpar Portugal a todo o «gás» no distrito de Viseu


O movimento cívico “Limpar Portugal” nasceu inspirado no relato de um projecto desenvolvido na Estónia, onde em Março de 2008 mais de 50.000 voluntários limparam as lixeiras locais em 5 horas, e propõe-se limpar a floresta portuguesa num só dia.

Em Portugal, o Projecto nasceu no Verão de 2009 e rapidamente se constituiu uma Coordenação Nacional (www.limparportugal.org). O movimento propõe-se referenciar as lixeiras depositadas indevidamente em território nacional, encaminhar devidamente o lixo e coordenar os meios humanos e materiais necessários à sua remoção, sem movimentar um único euro. O objectivo principal do Projecto Limpar Portugal (PLP) é, deste modo, promover a educação ambiental por intermédio de uma iniciativa concreta, a limpeza da nossa floresta no próximo dia 20 de Março.

Para fazer parte do Projecto, os interessados deverão inscrever-se em http://limparportugal.ning.com e, após o registo, associar-se a um grupo que será o concelho da sua residência.

Neste momento, conta já com cerca de 28.000 membros em todo o país, e perto de um milhar no Distrito de Viseu. Nas palavras de Luís Carlos Amaral, Coordenador Distrital do Projecto, “mais de 70% dos Concelhos possuem grupos activos, sendo que as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia se têm revelado os maiores parceiros, e estão de um modo geral a responsabilizar-se pela condução dos resíduos para local próprio.” O mesmo responsável acrescenta que estão identificadas cerca de 250 lixeiras por todo o Distrito, e que estão a ser negociados apoios com empresas particulares para a oferta de sacos e luvas para o Dia L.

Na realidade, também as empresas, associações ou entidades públicas podem colaborar com a iniciativa, através de divulgação aos colaboradores, bem como disponibilizando apoio logístico ou material: transporte ou máquinas de remoção, sacos, capacetes, lonas para cobertura dos materiais durante o transporte, fitas sinalizadoras, pás, sacholas ou carrinhos de mão, entre outras formas.»

in "Viseu mais"

Sem comentários: