quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bernardo Sousa prepara Rali da Suécia




Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva estão já no norte da Europa, em preparação do Rali da Suécia, a prova inaugural do Campeonato do Mundo de Ralis S2000 de 2010. O primeiro contacto com o Ford Fiesta S2000 na neve e gelo suecos decorreu até há pouco, num teste coordenado pela equipa M-Sport, a estrutura onde se inserem.

Dois anos depois de ter conquistado o seu primeiro ponto no Mundial de Ralis (então no agrupamento de Produção), Bernardo Sousa regressa a uma das mais emblemáticas provas do campeonato como candidato a um lugar no pódio, desta feita na nova categoria S2000.
"O 8º lugar obtido em 2008 foi, efectivamente, o ponto de partida para o desenvolvimento da minha carreira internacional, pelo que é uma prova que me diz muito a vários níveis"
, refere. "Por um lado, se exceptuarmos o Rali de Portugal, aquela foi a minha prova

de estreia no Mundial e terminei-a nos lugares pontuáveis. Por outro, a condução em pisos de neve, apesar de muito difícil para um piloto não-nórdico, é também muito espectacular".

Mas se há dois anos, na Suécia, o piloto madeirense contou com um carro de Produção, desta feita o seu companheiro de batalha é o novo Ford Fiesta S2000, modelo também de tracção integral mas com uma filosofia diferente.
"É uma diferença significativa, quer no modo de condução, quer em termos de potência, mas nem por isso menos desafiante", afirma o piloto que já em 2009, mas na Noruega (país que alternou com a Suécia no Mundial), conduziu outro modelo da categoria S2000.
"Os quilómetros feitos com o Fiesta S2000 demonstram que este é o carro ideal para os objectivos a que nos propomos, que é terminar o mais alto possível na classificação final, pese embora a forte concorrência dos pilotos locais".

Quanto ao teste de hoje, os resultados são muito positivos: "Consegui evoluir gradualmente face às experiências do passado neste tipo de piso, apesar de o ter feito algo condicionado, em resultado de uma pequena intoxicação alimentar. Por isso, concentrei-me em conhecer as reacções do carro e também em adaptar a minha condução na neve ao Fiesta S2000 e às notas que o Nuno Rodrigues da Silva, o meu novo co-piloto, irá 'cantar', alguém cuja experiência será por demais importante nesta prova".

Por falar em notas, Bernardo Sousa e Nuno Rodrigues da Silva têm uma dificuldade adicional, pois muito do percurso deste ano é diferente do de 2008. Os treinos oficiais que amanhã têm início são, por isso, decisivos para o resultado. São 11 classificativas no total, 10 delas em dupla passagem, perfazendo 345 km cronometrados. À excepção da SuperEspecial de Karlstad, todo o restante rali corre-se mais a norte, na região de Hagfors. O arranque está marcado para as 20h00 (locais) de 5ª Feira, com o aperitivo de 1,9 km da SuperEspecial de Karlstad, correndo-se o grosso do rali na 6ªF (7 PECs; 124,44 km) e no Sábado (8 PECs; 117,76 km). Domingo correm-se as 5 PECs finais (101,05 km), terminando a provas pelas 15h30.

Por: Luís Costa

Sem comentários: