terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mangualde - Concurso Nacional de Leitura 2010


BIBLIOTECA DE MANGUALDE ACOLHE FASE DISTRITAL

Esta 2ª fase arrancou este mês e termina com a realização de provas/concurso no dia 27 de Março.

Pelo segundo ano consecutivo, cabe à Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, de Mangualde, organizar a fase distrital deste concurso, recebendo assim os melhores leitores do distrito de Viseu, apurados na 1ª Fase realizada ao nível de escolas. As obras postas a concurso para a fase distrital são: no 3º Ciclo, VIEIRA, Alice – «Os olhos de Ana Marta»; TOLKIEN, J.R.R. – «O Hobbit»; e no Ensino Secundário, STOKER, Bram – «Drácula» e TAGINO, E.S. - «Mea Culpa!».

O Concurso Nacional de Leitura tem como objectivo estimular o prazer de ler e da leitura autónoma entre os jovens do 3º Ciclo e Ensino Secundário, mediante o lançamento de provas de leitura para apurar os melhores leitores.

As provas desdobram-se em 3 fases: a 1ª fase decorreu ao nível de escola. Cada escola participante escolheu 2 ou 3 livros para leitura e realizou uma prova sobre essas obras, para seleccionar os jovens que passaram à 2ª fase – a fase distrital. A fase distrital é da responsabilidade de uma Biblioteca Pública escolhida pela DGLB que, através de um concurso, selecciona os jovens que irão representar o distrito na final nacional. Esta 2.ª fase arrancou no inicio do corrente mês de Fevereiro, quando a Biblioteca foi informada de que tinha sido seleccionada pela DGLB (Direcção Geral do Livro e da Leitura) para organizar o concurso distrital. Esta 2ª fase termina com a realização de provas/concurso no final de Março, no dia 27.

Depois de realizadas as provas distritais, serão então apurados os alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário que irão representar o distrito de Viseu na final do concurso nacional de leitura que se realizará em Lisboa no dia 30 de Maio. Para a Prova Final os alunos terão de ler mais 3 obras, cujos títulos são divulgados apenas depois de terminada a 2ª fase.

Sem comentários: