sábado, 1 de agosto de 2009

INOVAÇÃO





FORD ANALISA RECURSO
À MADEIRA LÍQUIDA
NA PRODUÇÃO AUTOMÓVEL


Como parte do seu comprometimento com vista à utilização de matérias-primas renováveis na produção de componentes para a indústria automóvel, o Centro Europeu de Investigação da Ford de Aachen, na Alemanha, encontra-se a trabalhar num processo inovador que visa utilizar um novo composto de madeira plástica (WPC – wood plastic compound), genericamente conhecido como madeira líquida.

A investigação relacionada com este novo material está inserida num projecto a três anos iniciado em Maio último e recorre a financiamento público, no âmbito do programa tecnológico e de inovação da região alemã do Reno Norte/Westphalia.

O processamento para obtenção de madeira líquida é derivado do que permite a extracção do composto da borracha. O composto de madeira e plástico previne a absorção de água e, como tal, aumenta a durabilidade deste material. O recurso a madeira não tratada e a resíduos desta substância torna a sua aplicação extremamente atractiva em termos de gestão ambiental.

Outra vantagem traduz-se no facto da tecnologia do seu processamento aumentar significativamente a estanquicidade dos processos de selagem das fibras de madeira, permitindo, por exemplo, o isolamento de odores desagradáveis. Por essa razão, a madeira líquida pode também ser usada na concepção de determinadas peças do interior dos veículos ou ainda no compartimento do motor.

Análises já realizadas demonstram que a madeira líquida tem uma excelente taxa de reciclagem dado que o material pode ser transformado até um máximo de cinco vezes. Por essa razão, o peso do CO2 inerente ao processo é quase neutro.

Até à data, a madeira líquida apenas tem sido utilizada na construção de painéis de isolamento exterior de casas, os quais não obrigam a processos de moldagem. Isto é importante dado que a viscosidade de um material condiciona o seu grau de moldagem. Com uma elevada parcela de madeira (entre os 60 e os 80%), a sua viscosidade tornou-o inadequado para os processos convencionais de moldagem por injecção, que apenas é economicamente viável em processos de produção de componentes em larga escala, tais como peças em plástico. Este é uma das principais questões que estão a ser analisadas no processo de avaliação deste projecto.

A utilização de recursos renováveis tem tido um papel preponderante na actual estratégia ambiental da Ford. O objectivo é de aumentar ainda mais o volume de materiais de origem natural no desenvolvimento de novos modelos. Actualmente são já 290 as peças produzidas pela Ford que derivam de fontes renováveis, tais como o algodão, a madeira, fibra de juta, borracha natural, linho e cânhamo.

O projecto integra instituições tão diversas como a Universidade de Paderborn, produtores de maquinaria e de materiais e organizações da indústria de empacotamento e armazenamento. Por seu turno, o estado alemão do Reno Norte/Westphalia investiu cerca de € 400.000 no projecto, numa importante fatia de um budget total que ultrapassa € 1.000.000.

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