quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

50 Milhões de Euros de Investimento


Mais Centro assina protocolo de financiamento
do Parque de Ciência e Tecnologia de Coimbra

O Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, assinou hoje, no Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia, em Cantanhede, o protocolo de financiamento do Parque de Ciência e Tecnologia. Trata-se de um investimento total de 50 milhões de euros, dos quais cerca de 23,5 milhões de euros correspondem a incentivos FEDER.

Este protocolo de financiamento diz respeito à implementação do plano estratégico para a criação de um Ecossistema de Inovação na Região Centro, o Inov.C, e foi assinado pelo Presidente da Comissão Directiva do Mais Centro, Alfredo Marques, e pelo reitor da Universidade de Coimbra, Fernando Seabra Santos.

Inov.C é o nome do ecossistema que incorporará uma oferta completa de recursos, infra-estruturas e dinâmicas desenvolvidas por várias instituições da Região Centro com vista ao reforço da promoção e do desenvolvimento da região de Coimbra-Leiria, em quatro áreas estratégicas: Ciências da Vida (Saúde e Tecnologia), Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica, Energia e Indústrias Criativas.

Nos próximos quatro anos, o Inov.C deverá fazer com que a região de Coimbra-Leiria se transforme numa referência internacional na criação de conhecimento, inovação e empreendedorismo nas áreas estratégicas anteriormente referidas, contribuindo assim para consolidar a Região Centro, posicionando-a entre as 100 mais inovadoras da Europa.

Segundo o Presidente da Comissão Directiva do Mais Centro, Alfredo Marques: “a implementação deste plano estratégico é um passo importantíssimo para a solidificação do sistema científico e tecnológico a nível regional, com todos os benefícios que daí advirão para o reforço da competitividade das empresas.”

Algumas das entidades envolvidas neste processo são já referências nacionais e internacionais no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo, tendo sede nesta região, como é o caso da Biocant, do Instituto Pedro Nunes (a segunda melhor incubadora de base científica do mundo), ou ainda da Incubadora D. Dinis que, poucos meses após a sua inauguração, está já ocupada quase a 100%.

Além destas entidades e da Universidade de Coimbra, juntam-se ainda o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, a MOR ENERGY, o Coimbra Inovação Parque, a Obitec e a Óbidos Requalifica.

Sem comentários: