sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Museu Rural dos Carvalhais

Concurso “Arte Urbana”


O Museu Rural de Carvalhais inicia o ano de 2010 cheio de actividades e projectos para os agrupamentos escolares. Assim sendo abre o mês de Fevereiro com um concurso de “Arte Urbana”, dirigido ao público escolar, onde se pretende motivar e inspirar a criação de peças, utilizando diversos materiais e formas.


O objectivo é incitar o espírito criador dos nossos jovens e quem sabe até descobrir novos artistas. As peças serão avaliadas por um júri, que inicialmente escolherá apenas 10 peças, que serão posteriormente colocadas a avaliar no sítio Web do Bioparque.

As regras e os prémios estarão disponíveis para consulta, em breve, no mesmo sítio Web.

O Serviço Educativo do MRC procura criar acções com o intuito de divulgar as colecções do Museu aos diferentes públicos, promovendo-o como um espaço de cultura, e de lazer.

Entre as iniciativas de prática comum, destacam-se as visitas guiadas aos espaços expositivos. Estamos ainda abertos a iniciativas de acompanhamento de docentes na preparação de visitas, de acordo com os vários interesses disciplinares e profissionais dos mesmos.

Este sector desenvolve oficinas dirigidas ao público infanto-juvenis e eventos no âmbito das temáticas expositivas ou de datas que assinalam o calendário cultural, como o Dia Internacional dos Museus, Dia Mundial da Criança, etc.

No sentido de valorizar a relação Museu/Escola, o Serviço Educativo tem ainda novos programas projectados para os subsequentes meses, abrangendo as diversas faixas etárias escolares. Estes programas não se vão circunscrever apenas ao espaço expositivo do Museu, estendendo-se ainda aos espaços do Bioparque, Cárcoda e Estufas Biológicas da Carvagrícola. Prometemos muitas surpresas e actividades muito interessantes.


Para mais informações contactar: Museu Rural de Carvalhais – Centro de Promoção Social de Carvalhais Joana Matos Tel. 232799150/ 232700040 museu.rural.carvalhais@gmail.com

____________________________
Sobre o Museu Rural de Carvalhais
____________________________

O Museu Rural de Carvalhais, com uma estrutura polinucleada, abriu pela primeira vez o espaço expositivo no ano de 2006. Com o objectivo de contribuir para a preservação do património local, integra espólios representativos da memória de Carvalhais, potencializando uma leitura da sua diversidade, em áreas expositivas programadas, de gradual instalação.
O Museu é uma instituição permanente ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, sem fins lucrativos, aberta ao público e que promove pesquisas relativas aos testemunhos materiais do homem e do seu ambiente, adquire-os, conserva-os, comunica-os e expõe-nos para estudo, educação e lazer. Nesta perspectiva, o museu tem como objectivos desenvolver um programa vocacionado para a defesa, conservação e estudo, compreensão e animação do património cultural concelhio. Para além destes princípios, o museu tem igualmente como missão colocar à disposição da população local meios que lhe possibilitem uma tomada de consciência dos seus valores culturais, através de trabalhos de investigação em torno da história local, de exposições temporárias e/ou permanentes.

__________________________
Sobre o Centro de Promoção Social
__________________________

O Centro de Promoção Social é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 1991, na freguesia de Carvalhais, concelho de S. Pedro do Sul, com o objectivo de desenvolver actividades no âmbito da acção social, do ensino, da formação profissional e da intervenção cultural, contribuindo para o enriquecimento humano da população regional.
Implantado numa zona do interior rural, o CPS tem assumido um papel fundamental na qualificação profissional de recursos humanos e na luta contra os índices de pobreza e a desertificação local.
O CPS desenvolve a sua actividade através de um conjunto de valências, o que lhe permite prestar serviços a públicos de diversas faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos.


Horário de Funcionamento do Museu:
segunda a sexta – 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Fins-de-semana e Feriados visitas sujeitas a marcação

Museu Rural de Carvalhais Centro de Promoção Social de Carvalhais – Museu Rural de Carvalhais 3660-061 Carvalhais, S. Pedro do Sul - Portugal


Sem comentários: